Biblioteca da Chamusca com horário alargado durante a semana e abertura também ao sábado. Foto: CMC

O novo horário da Biblioteca Municipal da Chamusca, que entrou em vigor no dia 2 janeiro, pretende responder às necessidades da população, atrair novos públicos e promover hábitos de leitura através de novas dinâmicas e propostas.

“Vai permitir atrair mais leitores, um público diferente, ajudar a promover o crescimento de hábitos de leitura na sociedade e ampliar o acesso à cultura, às artes e ao conhecimento, enquanto responde de forma mais eficaz às necessidades de uma sociedade cada vez mais exigente”, justifica o Município, reforçando a importância de “criar experiências impactantes, favorecer o espírito crítico, valorizar a criatividade, dando forma às ideias”. Neste sentido, a biblioteca surge como “espaço gerador de conhecimento”.

A Biblioteca passará a funcionar de segunda a sexta-feira das 09h30 às 18h00 e aos sábados das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00, encerrando aos domingos e feriados.

Novos espaços e novas dinâmicas para tornar a Biblioteca num equipamento vivo e mais tecnológico

Créditos: CMC

“Na perspetiva de fazer mais e melhor, a Biblioteca Municipal reinventou-se e criou novos espaços, pretendendo ser um lugar de encontro, de saber fazer, de descoberta, de criatividade. Um lugar para ler, aprender, conectar, conviver, criar, imaginar, sonhar, experienciar, relaxar e explorar livremente, deixando de ser apenas um edifício com livros e tornar-se num espaço com tecnologia emergente ao serviço da comunidade”, refere o Município em comunicado, explicando a nova organização da biblioteca.

“Existem espaços que convidam a ler ou a estar tranquilamente em silêncio, assistir a um espetáculo, participar na hora do conto, estudar, participar numa ação de formação, jogar com amigos, participar numa reunião, aceder à internet, leitura de revistas e jornais em suporte de papel e digital (PressReader), levar livros, filmes e CD´s de música para casa”, refere.

As atividades para os meses de janeiro e fevereiro já estão definidas:

JANEIRO

9 de janeiro | Abertura de exposição “Histórias” de Ana Rita Janeiro

11 de janeiro | BiblioTics| Canva: workshop de formação básica

14 de janeiro | Crescer Juntos: Hora do conto para as famílias com Rita Moriés

18 de janeiro | Clube das Quartas: partilha de livros e leituras

21 de janeiro | Entre livros: hora do conto para as famílias

28 de janeiro | Apresentação e oficina “Uma casinha de ratos” dinamizada por Ana Rita Janeiro

FEVEREIRO

11 de fevereiro | Crescer Juntos: Hora do conto para as famílias com “O Som do Algodão”

13 de fevereiro | Abertura de exposição “Foguetão dos Sentidos”: percurso sensorial

13 a 15 de fevereiro | Encontro às cegas com um livro

15 de fevereiro | Clube das Quartas: livros e leituras

22 de fevereiro |BiblioTics| Scratch: Workshop para principiantes

25 de fevereiro | Entre livros: atividade para as famílias

Créditos: CMC

Carla Paixão

Natural de Torres Novas, licenciada em jornalismo, apaixonada pelas palavras e pela escrita, encontrou na profissão que abraçou mais do que um ofício, uma forma de estar na vida, um estado de espírito e uma missão. Gosta de ouvir e de contar histórias e cumpre-se sempre que as linhas que escreve contribuem para dar voz a quem não a tem. Por natureza, gosta de fazer perguntas e de questionar certezas absolutas. Quanto ao projeto mais importante da sua vida, não tem dúvidas, são os dois filhos, a quem espera deixar como legado os valores da verdade, da justiça e da liberdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *