Aspeto da sessão de abertura. Foto: CMC

Nos dias 12 e 13 de dezembro decorre na Chamusca recebe no Edifício S. Francisco, o 8º Encontro da Associação Portuguesa de Casas-Museu (APCM).

Sob o mote “Pensar as Casas-Museu para o Futuro”, o encontro contou com a presença de Paulo Queimado, presidente do Município da Chamusca, de Luísa Garcia Fernandes, presidente da Associação Portuguesa das Casas-Museu, de Joel Moedas-Miguel, fundador da Patrimonium e representante da Casa do Moscadim e de Jorge Duque, representante da Fundação Rafael e Maria Rosa Neves Duque, na sessão de abertura.

Nas várias intervenções destacam-se os temas “O Gosto de Colecionar: José Relvas e a sua Casa dos Patudos”, por Nuno Prates (Conservador da Casa dos Patudos-Museu de Alpiarça/Câmara Municipal de Alpiarça); “Os Arquivos de Casas-Museu em Portugal”, por Paulo Batista (CIDEHUS.UE – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora) – 1º painel; “Turismo e Museus, um Caminho que se quer Conjunto”, por João Neto Azevedo (Professor Convidado da Pós-Graduação em Museologia, Autónoma Academy – Universidade Autónoma de Lisboa) – 2º painel; “Casas-Museu entre a Sustentabilidade e a Gestão de Risco. A ação do DEMHIST, Comité para as Casas Históricas e Casas-Museu do ICOM”, por António Ponte (Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis); “Ainda a Casa”, por António Gonçalves (Pintor, Curador e Professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto) – 3º painel; “Dessacralizar & Rejuvenescer”, por José Licínio Pimenta (Chefe de Divisão da Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Ovar) – 4º painel.

Durante o dia 12 o encontro contará com vários painéis moderados por António França (Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense); Manuel de Sampayo Pimentel Azevedo Graça (Câmara Municipal do Porto); Milton Pacheco (Casa-Museu Elysio de Moura-Coimbra) e Inês Azevedo (Casa da Imagem/Fundação Manuel Leão – Vila Nova de Gaia).

O dia 13 contempla uma visita comentada à Fundação Rafael e Maria Rosa Neves Duque, por Jorge Duque e à Casa do Moscadim, por Joel Moedas-Miguel.

A conferência de encerramento decorrerá pelas 15h30 com a participação de João Henrique Marrocano (Conservador Restaurador da Direção Geral do Património Cultural), seguido da cerimónia de formalização de adesão à APCM da Casa do Moscadim, com a presença de Calebe Barros, em representação da Patrimonium.

O encontro termina pelas 17h00 com um momento musical com o cantor lírico Calebe Barros.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *