As atividades deste sábado, 13 de maio, incluem um observatório de morcegos, das 19h30 às 22h00, com Maria João Silva, do Centro Ciência Viva do Alviela. Foto: DR

No dia 22 de maio comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade – Do Acordo à Ação: Reconstruir a Biodiversidade. Para assinalar este dia, o Centro Ciência Viva do Alviela, em Alcanena, vai organizar a 13, 20 e 21 de maio diversas atividades na natureza de observação de peixes, insetos, aves, carnívoros e morcegos.

Ao longo dos três dias, os interessados vão poder observar diversas espécies na companhia de investigadores e especialistas, na Praia Fluvial dos Olhos de Água do Alviela e no Paul do Boquilobo. “Esta comemoração alerta a população mundial para a urgência e importância da conservação da diversidade biológica para o equilíbrio dos ecossistemas naturais e a sobrevivência das espécies”, refere nota de imprensa.

No dia 13, a iniciativa decorre na Praia Fluvial dos Olhos de Água, das 10h00 às 12h30, com Carla Sousa Santos, do MARE, do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, e vai ser possível observar os peixes do rio Alviela.

Das 15h30 às 17h30 vai haver uma sessão de carnívoros portugueses, com Luís Rosalindo, do departamento de Biologia Animal, no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, da Universidade de Lisboa. O dia termina com um observatório de morcegos, das 19h30 às 22h00, com Maria João Silva, do Centro Ciência Viva do Alviela.

O segundo dia de atividades, a 20 de maio, decorre também na Praia Fluvial dos Olhos de Água do Alviela, mas com outras iniciativas e temáticas. O dia começa às 14h00, com o tema de insetos polinizadores, com Eva Monteiro da Tagis, do Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, até as 16h30. Nesse mesmo dia, das 20h30 às 22h30, há observatório de insetos noturno, também com Eva Monteiro.

A 21 de maio, na Reserva Natural do Paul do Boquilobo, há uma iniciativa, às 9h00, de observação de aves da Reserva Natural, com Fernando Faria Pereira, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

As inscrições são obrigatórias e podem ser feitas através de email info@alviela.cienciaviva.pt, ou pelo telefone 249 881 805.

Diana Serra Garcia

Natural de Vila Nova da Barquinha, tem 25 anos e licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *