Centenas de atletas cumprem tradição nas 3 Léguas do Nabão em Tomar. Foto: Zé Paulo Marques

Manhã de domingo pintada a cinzento, com alguma chuva à mistura, e centenas de atletas e 88 equipas inscritas a responderem à chamada. Foi assim que a cidade do Nabão recebeu os muitos atletas que participaram nas 3 Léguas do Nabão, mítica prova da cidade nabantina organizada pela 39ª vez pelo CALMA.

Com tudo a postos, marcava o relógio, 10h15, o som da corneta fez-se ouvir, e uma imensidão de atletas de palmo e meio, alunos do Pré-escolar e do 1º ciclo do concelho de Tomar, que enchiam a Praça da República, rapidamente se precipitaram rua abaixo para percorrerem os cerca de 600 metros de extensão do percurso, devidamente enquadrados e acompanhada por guias. A alegria pairava no ar.

Foto: Zé Paulo Marques

Às 10h30 teve início a prova das 3 léguas, nestes primeiros metros com os atletas a procurarem posicionar-se o melhor possível, para desse modo partirem para a obtenção do melhor resultado. E lá foram estrada fora, com os homens da PSP a garantirem que a circulação dos veículos automóveis se fazia, respeitando as regres de modo a garantirem a deslocação dos atletas na máxima segurança.

Volvidos 47 minutos e 13 segundos, Ricardo Fonseca, em representação do Atletismo do União de Tomar, cortou a meta, seguido de João Valente, também atleta do União de Tomar. Pouco depois, e no 3º lugar do pódio, surgiu João Pais, em representação do Centro de Atletismo de Tondela.

Ricardo Fonseca venceu a prova principal no escalão masculino. Foto: Zé Paulo Marques

A representar as cores do União de Tomar, Maria Pinto, com as marcas do esforço estampadas no rosto, foi a primeira atleta feminina a cortar a meta, com o tempo de 59 minutos e 48 segundos, seguida de Tetyana Vakulyuk, da equipa do Caracol Trail Team com o tempo de 1 hora, 3 minutos e 1 segundo. Na 3ª posição chegou Madalena Morgado, da Casa do Benfica de Abrantes, com 1 hora, 4 minutos e 51 segundos.

Maria Pinto, vencedora no escalão feminino. Foto: Zé Paulo Marques

ÁUDIO | MARIA PINTO, ATLETA DO UNIÃO DE TOMAR:

Com 219 atletas a chegarem ao final da prova, coube a António Trindade e Vera Sabino, com o tempo de 1hora, 44 minutos e 45 segundos, encerrarem a 39ª edição das 3 léguas do Nabão. 

Na Mini Légua saíram vencedores Manuel Nunes, em Masculinos, e Luísa Cruz, em Femininos. O vereador Hugo Cristovão, vereador com pelouro do Desporto na Câmara Municipal de Tomar, marcou presença no evento, participou na caminhada e, no final, falou-nos desta tradicional prova desportiva.

Hugo Cristovão, vereador do Desporto da Câmara de Tomar, participou na caminhada. Foto: Zé Paulo Marques

ÁUDIO | HUGO CRISTOVÃO, VEREADOR DESPORTO CM TOMAR:

Pode consultar as classificações finais AQUI.

FOTOGALERIA:

Carlos Eira, presidente da direção do CALMA, entidade organizadora, falou-nos das 3 Léguas do Nabão e de 39 edições de um evento que é já tradição em Tomar.

Carlos Eira, presidente da direção do CALMA, clube que assinalou 40 anos em atividade em Tomar. Foto: Zé Paulo Marques/mediotejo.net

ÁUDIO | CARLOS EIRA, PRESIDENTE DO CALMA:

José Paulo Marques

Natural e residente na freguesia de Sabacheira, Tomar, militar na reforma, amante da arte da fotografia, gosta de retratar atividades culturais e desportivas para fazer a sua divulgação, colaborando com vários meios na imprensa local. É um amante inveterado dos animais, da natureza, do silêncio e da leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *