Grupo de cantar as Janeiras de Carvoeiro Créditos: JF Carvoeiro

O Pavilhão Multiusos de Carvoeiro, concelho de Mação, vai ser palco do 8º Encontro de Grupos de Cantar as Janeiras do concelho de Mação este sábado, pelas 17h30, cumprindo uma tradição que vai gerando convívio entre os grupos oriundos de diversas localidades, que assim vão preservando o património imaterial e oral deixado pelos seus antepassados.

Após dois anos de interregno devido à pandemia, está de regresso a iniciativa que teve início em 2014, com o grupo de Queixoperra a lançar o mote para o primeiro Encontro das Janeiras, na qual participaram vários grupos do concelho.

Com o apoio da Câmara Municipal de Mação, o Encontro cresceu e passou a ter continuidade noutras terras, com grupos a manterem-se desde início, e outros a nascerem para se juntarem-se à iniciativa.

Já participaram no Encontro de Grupos de Cantar as Janeiras as localidades de Queixoperra, Chão de Codes, Serra, Aboboreira, S. J. das Matas, Amêndoa, Gargantada, Carvoeiro, Casas da Ribeira de Cardigos, S. Miguel e o Grupo Cultural “Os Maçaenses”.

Será no final do Encontro deste ano que se irá definir o local de realização da edição seguinte, reforçando-se a premissa de “manter viva uma tradição antiga, o convívio e boa vizinhança”, frisa a CM Mação.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *