Foto: CMM

O Museu de Mação organizou no dia 20 de maio a Caminhada da Geodiversidade Sustentabilidade e Bem-Estar, no âmbito do Dia Internacional dos Museus, tendo esta decorrido na freguesia de Carvoeiro. A par da iniciativa, foi também assinalado o 505º aniversário da atribuição de Foral à Vila de Carvoeiro.

A caminhada teve ainda uma vertente de estudo e interpretação da Paisagem Cultural, ao longo do percurso, cerca de 10 km, foram feitas algumas explicações sobre o património histórico construído, assim como geosítios/afloramentos rochosos, no âmbito do estudo da história natural e da geologia.

Entre outras surpresas os participantes puderam visitar, na aldeia de Galega, a casa onde nasceu o Padre Pequito, antigo presidente da Câmara Municipal de Mação e antigo responsável pela Junta de Paróquia de Carvoeiro, no início do século XX. Também foi visitada a Capela da Senhora da Moita.

Foto: CMM

Esta atividade contou com o apoio da Junta de Freguesia de Carvoeiro que ofereceu um reforço a meio da manhã aos participantes e um lanche convívio no final do passeio, na Praia Fluvial de Carvoeiro.

Além disso, e comemorando-se o Dia da Abelha, os participantes puderam ainda participar numa pequena palestra sobre apicultura.

No final, todos tiveram direito a bolo de aniversário, oferecido pela junta de freguesia, uma vez a 18 de maio se assinalaram os 505 anos de atribuição de Foral à Vila de Carvoeiro pelo rei D. Manuel I, corria o ano de 1518.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *