SPORT ABRANTES E BENFICA 1 SPORT LISBOA E CARTAXO 2
Campeonato Distrital 1ª Divisão AF Santarém | 23ª jornada – 12/03/2023
Estádio Municipal de Abrantes
Tarde agradável com algum público no Municipal de Abrantes para o encontro entre duas equipas que têm vindo a mostrar bom futebol, mas sem que os resultados acompanhem as boas exibições. A vitória era importante para qualquer das equipas na luta pela manutenção por isso era esperado um jogo de entrega, o que se veio a confirmar.

A equipa de Paulo Seninho entrou bem e logo nos 10 minutos iniciais criou duas ou três ocasiões flagrantes de golo. João Marchão esteve em duas dessas ocasiões, mas em ambas não conseguiu concretizar.
A necessitarem de pontos nesta reta final do campeonato, as duas equipas mostravam sinais de ansiedade e aos poucos a equipa do Cartaxo foi crescendo e equilibrando a partida.

Com o Cartaxo a dividir o jogo, chegaria mesmo ao golo aos 16 minutos por intermédio de Anilsio. Solto dentro da área, após um canto marcado da ala esquerda, o avançado cabeceou para o 0-1.

O jogo decorria intenso de parte a parte, com muita entrega e luta pela posse de bola, e aos 40 minutos mais uma perdida incrível para a equipa de Abrantes.
Primeiro um remate forte de Seninho com o guardião do Cartaxo a defender com dificuldade para a frente, numa primeira recarga de Marchão o guardião Tiago volta a defender e por fim, Nogueira, praticamente em cima da linha de golo, já em dificuldade, atira por cima da baliza.

A equipa da casa ameaçava o golo que surgiu aos 42 minutos. Nogueira consegue fugir aos seus adversários e só com Tiago pela frente atira para o golo do empate.

O resultado ao intervalo de 1-1 espelhava um jogo de muita entrega, mas também de muita ansiedade. Os três pontos eram importantes para estas equipas fugirem aos lugares da cauda da tabela, tendo o golo do empate dado novo alento à equipa abrantina.

Para a segunda metade foi a equipa do Cartaxo a entrar mais forte. Logo aos 2 minutos ganhou livre frontal em que a bola é colocada ao segundo poste onde surge um remate cruzado do avançado forasteiro, com a bola a sair ao lado do alvo.

Aos 10 minutos do segundo tempo, de um lance polémico surge o segundo golo da equipa do Cartaxo.
Todos a equipa de Abrantes fica a reclamar falta sobre um seu jogador, que tem que ser assistido por estar a sangrar da boca, mas o árbitro da partida nada assinalou e o jogo prosseguiu.

Apesar dos protestos, e no seguimento do lance conduzido pelo lado esquerdo do ataque da equipa do Cartaxo, e já em ângulo difícil, Jorge Dickson atira para a baliza e faz o 1-2.

A equipa do Abrantes teve de correr atrás do prejuízo e por duas vezes esteve perto de marcar, através de pontapés de canto. Teve uma oportunidade aos 14 minutos e outra aos 34, em que Tony apareceu ao primeiro poste a cabecear.

Em ambas as ocasiões a bola passou ligeiramente por cima da baliza defendida por Tiago. Pouco depois o árbitro dava o jogo por terminado com o Cartaxo a festejar a conquista dos três pontos em disputa.

Ambas as equipas demonstraram muita entrega, mas mais com o coração do que com a cabeça e por isso nem sempre foi um jogo muito bem jogado. Numa fase em que todos os pontos são importantes, foi um jogo de muita luta, de muito querer, mas de muita ansiedade de parte a parte. Trabalho razoável da equipa de arbitragem, num jogo muito corpo a corpo não lhe facilitou o trabalho.

Com este resultado, o Cartaxo segue em zona de descida, no 14º lugar, com 20 pontos. Na próxima jornada recebe o Torres Novas, atual 10º classificado, com 28 pontos. O Abrantes e Benfica segue no 13º lugar, com 21 pontos, e no domingo vai jogar a Samora Correia, equipa que ocupa o 6º lugar, com 37 pontos.
FICHA DE JOGO:
SPORT ABRANTES E BENFICA:

Miguel Ferreira, Miguel Catarino, Tony, Manuel Vitor, Rui Sousa, Diogo Mateus, Barroca, Nogueira, Seninho, Zé Pedro e João Marchão.
Suplentes: Leandro, Pedro Miguel, João Rui, Pedro Lourenço, Parreira, Luís Henrique e Damas.
Treinador: Paulo Seninho.
SPORT LISBOA E CARTAXO:

Tiago, Salomão, Juster, Michael, Jorge Dickson, Anilsio, Vando Sano, Alfredo, Diogo Cruz, Iuri Lopes e Madair.
Suplentes: André Pombo, Clesio, Daniel, Armando Silva, Paulo Jorge, Rafael Costa e Ailton.
Treinador: Momabe Akil.
GOLOS: Nogueira, Jorge Dickson e Anilsio.
EQUIPA DE ARBITRAGEM: João Fonseca, André Silva, Leonardo Monteiro.

DISCIPLINA: Cartão amarelo: Vando Sano, Tony, Diogo Mateus, Juster, Seninho, Jorge Dickson e Anilsio.
No final ouvimos o treinador de Abrantes e o treinador adjunto do Cartaxo, Miguel Pires:

ÁUDIO | PAULO SENINHO, TREINADOR DO ABRANTES E BENFICA:

ÁUDIO | MIGUEL PIRES, TREINADOR ADJUNTO DO CARTAXO: