Rancho Folclórico de S. Miguel de Carregueiros realizou o seu 41ª festival de folclore, Foto: RFC

A localidade de Carregueiros (Tomar) celebrou a festa da cultura e das tradições com a realização da 41ª edição do seu Festival de Folclore. Organizado pelo Rancho Folclórico de S. Miguel de Carregueiros, o evento contou com a participação de quatro grupos oriundos de vários pontos do país.

O festival de folclore integrou este ano, além da atuação do grupo anfitrião – o Rancho Folclórico de S. Miguel de Carregueiros, do Rancho Folclórico da Alegria do Alqueidão de Santo Amaro (RFAASA), de Ferreira do Zêzere, do Rancho Folclórico de Santo António do Alva, de Oliveira do Hospital, e do Grupo Folclórico ‘Os Saloios’ da Póvoa da Galega, Mafra, num evento que dinamizado pela associação local e que assinalou a 41ª edição de um evento que levou dois dias de festa à aldeia.

Helder Lourenço, Rancho Folclórico S. Miguel de Carregueiros. Foto: Luís Ribeiro

ÁUDIO | HELDER LOURENÇO, RF S. MIGUEL DE CARREGUEIROS:

FOTOGALERIA de LUÍS RIBEIRO:

O evento festivo, que decorreu nos dias 29 e 30 de julho, incluiu, além do festival de folclore, atuações de um grupo de concertinas, arraial, bailes, gastronomia, e um peddy papper. Na véspera, dia 28, a organização promoveu uma missa por intenção de elementos do rancho, sócios e dirigentes já falecidos.

Foto: Luís Ribeiro

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Natural e residente em Tomar, tem como profissão Distribuidor, mas é com a fotografia que se identifica. É amante desta arte em geral, mas a sua verdadeira paixão é a Natureza e Vida Selvagem e os Retratos. É autor do livro de fotografia “Alma Nabantina” e fundador/administrador dos grupos do Facebook “Amigos da Fotografia de Tomar” e "Fauna de Tomar”. Colabora na área de fotografia na imprensa regional e local e já em 2018 foi júri convidado de dois concursos de fotografia. Neste ano conta também com duas exposições de fotografia coletivas, preparando atualmente a terceira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *