O FINAbrantes é um programa municipal de incentivos financeiros atribuídos por candidatura a entidades concelhias “com intervenção nas áreas da cultura, do desporto e recreio, da juventude e da intervenção social, disponibilizando meios para o desenvolvimento e promoção das suas atividades e apoiando projetos a desenvolver nas diversas áreas de atuação”.
O período de candidaturas para a nova edição do programa decorre até às 24h00 do dia 30 de setembro, sendo que os formulários de candidatura deverão ser submetidos através da plataforma Abrantes 360, no site do Município, no separador Abrantes 360.
O regulamento do FINAbrantes está disponível para consulta aqui.
Podem candidatar-se ao programa FINAbrantes todas as entidades sem fins lucrativos do concelho que reúnam um conjunto de requisitos, desde logo, “que estejam legalmente constituídas; se encontrem em regular e legítimo exercício de mandato diretivo; tenham a situação contributiva e tributária regularizada; disponham de estatutos e de capacidade suficiente para garantir a boa execução dos projetos; se encontrem inscritas na plataforma Abrantes 360; se encontrem sediadas no concelho de Abrantes; apresentem candidatura que se enquadrem no objeto dos seus estatutos; apresentem as candidaturas nos moldes definidos no presente regulamento”.
Há ainda exceção de apoio a entidades que tenham atividades consideradas de interesse municipal, ainda que as entidades não tenham sede no concelho. O mesmo sucede com o apoio que poderá ser dado a atletas que tenham residência no concelho, pratiquem desporto federado e representem associações ou clubes com sede no concelho de Abrantes e tenham participado em provas de âmbito internacional e de interesse municipal.
Em 2022-2023 foram apoiadas 78 entidades concelhias, nas seis medidas (Desporto, Cultura, Juventude, Social, Eventos e Investimento) tendo sido distribuído um valor total de cerca de 890 mil euros.