Foto: CMA

A freguesia de Mouriscas, no concelho de Abrantes, será palco da caminhada temática “Saberes e sabores em redor do azeite”, no domingo, dia 26 de novembro, de forma a comemorar o Dia Mundial da Oliveira. A organização informa que a lotação de 30 participantes já foi alcançada, estando as inscrições fechadas.

Terra de costumes lagareiros, olivais centenários e onde é património a cultura olivícola cujo símbolo e orgulho se centra na milenar Oliveira do Mouchão, Mouriscas mantém também indústrias ligadas ao setor do azeite, que serão revisitadas nesta iniciativa gratuita, mas com vagas limitadas a 30 participantes, estando as mesmas já preenchidas.

O percurso terá diversas paragens em locais de interesse patrimonial e cultural, mas também com impacto socioeconómico na localidade e na região.

Partindo da Oliveira do Mouchão, nos Cascalhos, às 10h00, a iniciativa levará os visitantes a conhecer lugares que fazem parte da indústria do azeite na freguesia, como a unidade de fabrico de capachos Sifameca, o lagar da cooperativa Coagriolimo, a passagem pela Cerâmica Tejo onde ainda hoje se produzem tijolos e tijoleiras de forma artesanal, não esquecendo as tradições que se vão mantendo por via do associativismo, sendo exemplo o Grupo Etnográfico “Os Esparteiros de Mouriscas”, cuja sede será visitada.

A caminhada será de baixa dificuldade, com um percurso de 6,5 km de extensão. A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória, sendo limitada a 30 participantes. Os interessados poderiam inscrever-se através do e-mail turismo@cm-abrantes.pt até às 13h00 de sexta-feira, dia 24 de novembro.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *