Oito jovens espanhóis estão a estagiar nas Câmaras Municipais de Abrantes e de Tomar até ao dia 23 de dezembro no âmbito de um projeto internacional promovido pela FAJUDIS – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Santarém -, em parceria com a associação espanhola Obre’t’ebre, denominado “TLN Mobilicat”.
No âmbito do projeto, a Federação distrital dá conta que recebeu no dia 18 de outubro oito jovens catalães e que os mesmos se encontram agora a estagiar, e até dia 23 de dezembro, no Município de Abrantes e no Município de Tomar, através de protocolos celebrados com a FAJUDIS.
Nestas entidades, refere o comunicado, “os jovens têm a oportunidade de aplicarem os conhecimentos adquiridos no decorrer da sua vida académica e de dinamizarem atividades e projetos de acordo com as suas áreas de formação”, para além da oportunidade de desenvolverem capacidades na área do voluntariado e associativismo.
“A par dos estágios, o intercâmbio pretende proporcionar aos jovens a vivência e conhecimento da cultura Portuguesa, tendo os jovens semanalmente aulas de Língua Portuguesa e visitas a monumentos e espaços emblemáticos dos diferentes concelhos do distrito”, refere a FAJUDIS.
Três dos jovens encontram-se a residir em Abrantes e cinco na aldeia de Cem Soldos, Tomar, onde também colaboram como voluntários com o SCOCS – Sport Club Operário de Cem Soldos.
Apesar da situação pandémica a Federação Distrital não cancelou o intercâmbio, adaptando o programa às medidas necessárias, pode ler-se na mesma nota informativa.
A FAJUDIS, presidida por Miguel Carvalho, dá ainda conta que pretende “continuar a investir e a fomentar o associativismo e a juventude, dentro e fora dos limites geográficos do seu território de atuação, desenvolvendo projetos de âmbito nacional e internacional”.