Câmara do Entroncamento aprovou por unanimidade contas de 2024. Foto: CME

A Câmara do Entroncamento aprovou por unanimidade o documento relativo à prestação de contas do ano de 2024. A presidente do município, Ilda Joaquim (PS), sublinhou a robustez financeira e a eficiência na gestão municipal, apontando a autarquia como exemplo de responsabilidade e compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população.

Durante a apresentação do documento de Prestação de Contas relativo a 2024, Ilda Joaquim afirmou que “a Câmara Municipal continua a assegurar uma gestão rigorosa e eficaz, com forte capacidade de execução financeira e clara orientação para a qualidade dos serviços prestados aos munícipes.”

ÁUDIO | Ilda Joaquim, presidente da Câmara Municipal do Entroncamento

A autarca destacou ainda a política de investimento responsável, aliada à prudência na gestão da dívida e à inexistência de pagamentos em atraso, que permitem reforçar um “quadro financeiro sólido e sustentável, evidenciado pelo aumento da receita do resultado líquido e do saldo orçamental”.

“São questões objetivas mas que são inatacáveis”, frisou. Segundo os dados apresentados, 98% dos pagamentos a fornecedores são realizados até 30 dias, e os restantes 2% até 60 dias, sem qualquer fatura pendente além desse prazo.

O ponto foi aprovado por unanimidade. Foto: DR

“A nossa antiguidade de dívida a fornecedores é exemplar. Com mais de 60 dias temos 0%, e por aí além não temos mais”, referiu, sublinhando o impacto positivo dessa realidade no tecido económico local. “Se houver atrasos de pagamento superiores a 60 dias, significa que a atividade privada está a financiar o Estado. Esta Câmara tentou sempre e conseguiu que isso não acontecesse.”

Ilda Joaquim fez ainda questão de reconhecer o papel do seu antecessor na concretização deste modelo de gestão. “É um fator de que muito me orgulho, estar numa Câmara… obviamente não foi trabalho meu, vai-me desculpar, mas foi trabalho do anterior presidente, Jorge Faria, conseguir que não houvesse privados a financiar a nossa atividade.”

Rui Claudino, vereador eleito pelo PSD, começou por elogiar o trabalho técnico realizado na elaboração do relatório de prestação de contas da Câmara Municipal, mas manifestou reservas quanto às conclusões do documento.

ÁUDIO | Rui Claudino, vereador eleito pelo PSD

“Muito embora esta nossa apreciação em relação ao documento agora em questão, nós não concordamos, no entanto, com os aspetos mencionados na conclusão deste relatório, sobretudo com a sua nota final”, afirmou o social-democrata.

O vereador eleito pelo Chega, agora independente, Luís Forinho, não interveio durante a discussão do documento, tendo votado favoravelmente à sua aprovação.

Mestre em Jornalismo e apaixonada pela escrita e pelas letras. Cedo descobriu no Jornalismo a sua grande paixão.

Deixe um comentário

Leave a Reply