A Câmara Municipal de Tomar procedeu na manhã desta quinta-feira, 5 de novembro, ao abate de duas árvores de grande porte que conviviam há muitos anos com os tomarenses, junto à chamada “Ponte Nova”, nas imediações do recinto do mercado municipal.
De acordo com um comunicado emitido pela autarquia tomarense, o abate das duas árvores deve-se ao seu estado de conservação “que põe em perigo a segurança no local”.
Uma das árvores cortada é um eucalipto, que estava situado na margem do rio e cuja inclinação era já bem visível a olho nu. Do outro lado da avenida, à entrada da Ponte Nova, encontrava-se um choupo, que apresenta sinais nítidos de podridão, bem como queda frequente de ramagem.
Neste caso, as raízes estavam a provocar problemas no pavimento, tornando-o inseguro numa zona muito utilizada por pessoas a pé.
A intervenção dos serviços do município ocorreu durante toda a manhã, condicionando o trânsito nesta artéria. Pelo menos um carro foi atingido por parte de um tronco durante as operações.