Foto: CMA

A CM Abrantes explica que o presente protocolo “decorre da transferência de competências na área social que o Município de Abrantes assumiu a 1 de janeiro de 2023, sendo que o exercício desta competência pode ser contratualizado com instituições particulares de solidariedade social ou equiparadas”.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, reconhece que “este é um trabalho importante de articulação entre as instituições para fazer a gestão no âmbito da transferência de competências na área social”, pode ler-se em nota enviada à imprensa.

O CRIA demonstrou “interesse em manter o acompanhamento do programa e a celebrar protocolo agora com o Município”, sendo entidade executora do RSI no concelho de Abrantes desde 2005, acompanhando 150 agregados familiares, através de protocolo com o Instituto da Segurança Social (ISS).

Foto: CMA

O município transferirá para o CRIA uma verba de 105.093,00€, repartido por tranches mensais de igual montante, tendo sido aprovado em reunião de Câmara de 10 de janeiro o despacho do vice-presidente, João Gomes, referente ao protocolo específico a celebrar entre o Município de Abrantes e o CRIA – Centro de Recuperação e Integração de Abrantes, no domínio da área social, que “estabelece o acompanhamento dos beneficiários do rendimento social de inserção (RSI), no concelho de Abrantes, com o objetivo de promover a sua autonomia e inserção social e profissional”.

O protocolo com a autarquia abrantina abrange 400 agregados familiares e terá a duração de um ano, renovando-se automaticamente, por iguais períodos se as partes envolvidas se mantiverem de acordo, indica a autarquia.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *