O Brigadeiro-General António José Fernandes de Oliveira tomou posse na terça-feira como Comandante da Brigada Mecanizada, rendendo no cargo Luís Calmeiro, promovido a semana passada a Major General. A cerimónia, realizada no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância, foi presidida pelo Chefe de Estado Maior do Exército (CEME), General Mendes Ferrão.
A Brigada Mecanizada é uma unidade operacional de referência do Exército, com missões que abrangem todo o espectro das operações militares, no âmbito nacional e internacional. O Campo Militar de Santa Margarida assegura apoio logístico, treino e formação operacional, garantindo também a segurança da área militar e colaborando em ações de interesse público para melhoria da qualidade de vida das populações da região.





Atualmente, a Brigada prepara o 2.º Subagrupamento a ser projetado em 2026 para a Eslováquia, no quadro do Multinational Battle Group Slovakia, com cerca de 120 militares equipados com carros de combate Leopard 2 A6, viaturas Pandur II, URO VANTAC e novas viaturas MAN 6×6.
A unidade assumirá também o comando do Battlegroup da União Europeia 25-2/26-1, pela primeira vez sob comando de um Oficial General português, uma força multinacional de mais de dois mil militares de Portugal, França, Itália, Roménia e Espanha.

No âmbito de missões de manutenção de paz, a Brigada participa na missão da ONU na República Centro-Africana, integrando uma equipa de Route Clearance, e colabora em projetos de cooperação militar em Timor-Leste. Em território nacional, a unidade apoia ações de emergência e prevenção de incêndios rurais, disponibilizando patrulhas de vigilância, meios de engenharia e equipas de comando e ligação.

O Campo Militar de Santa Margarida é também palco de eventos científicos e académicos, como a competição universitária EuRoC – European Rocketry Challenge, promovida pela Agência Espacial Portuguesa. Reconhecido pelas boas práticas ambientais, o campo conquistou em 2024 o primeiro lugar do Prémio Defesa Nacional e Ambiente.
O Brigadeiro-General António Oliveira, nascido em 28 de janeiro de 1970, em Vila Real, conta com 37 anos de serviço e foi promovido ao atual posto a 23 de setembro de 2025. Oficial de Infantaria, é licenciado pela Academia Militar e doutorado em Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Frequentou cursos especializados em operações especiais nos Estados Unidos e na Bélgica, incluindo o Special Forces Course, o Curso de Estado-Maior Conjunto e o Staff Officer Course.
Ao longo da carreira, desempenhou funções de comando, estado-maior, docência e assessoria, destacando-se como Comandante do Centro de Tropas de Operações Especiais, Comandante do 1.º Batalhão de Infantaria do Regimento n.º 13, 2.º Comandante da Brigada de Intervenção, professor no Instituto de Estudos Superiores Militares e assessor militar do Ministro da Defesa Nacional. No estrangeiro, liderou destacamentos de operações especiais no Kosovo e participou em planeamento e desenvolvimento de capacidades no Quartel-General da NATO, na Bélgica.

O Brigadeiro-General António Oliveira foi distinguido com dezasseis louvores, incluindo três do Ministro da Defesa Nacional, e diversas condecorações, entre elas a Ordem Militar de Aviz, grau de Comendador, cinco Medalhas de Serviços Distintos, medalhas de Mérito Militar de 1.ª a 3.ª classes, a Medalha de D. Afonso Henriques – Mérito do Exército, 1.ª Classe, e medalhas de Comportamento Exemplar, Graus Ouro, Prata e Cobre.
