Realizou-se este sábado, 21 de dezembro, no Jardim da República, em Abrantes, a cerimónia de entrega de uma ambulância à Associação Humanitária de Bombeiro Voluntários de Abrantes. O novo equipamento de socorro à população nas emergências pré-hospitalares representou um investimento de 70 mil euros por parte do município.
A Câmara de Abrantes já tinha aprovado em reunião do executivo camarário, do dia 19 de novembro, um apoio de 70.000,00€ a atribuir à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes para aquisição de uma ambulância com o objetivo de fortalecer os meios operacionais de socorro à população nas emergências pré-hospitalares.
Em média, mensalmente, os Bombeiros de Abrantes realizam cerca de 430 emergências.
Para o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, “este é um apoio que estamos a fazer ao nosso corpo de Bombeiros para proteger as nossas pessoas e responder melhor à nossa população” uma vez que, de acordo com os Bombeiros de Abrantes, “o número e as distâncias percorridas nas emergências pré-hospitalares têm aumentado significativamente”, e que “em média, mensalmente são realizadas cerca de 430 emergências, incluindo um número significativo para transferências emergentes para hospitais centrais”.





Atualmente, os Bombeiros de Abrantes dispõem de seis ambulâncias de socorro, com uma média de idade de 17 anos e um elevado número de quilómetros percorridos, tornando-se essencial a aquisição de uma nova viatura de socorro, indicou o município, na justificação ao investimento.
