Foto: Robo Wunderkinda in Unsplash

A primeira edição das jornadas SIPE – Educação para a Saúde e Cidadania, decorre no Auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, este sábado, dia 18 de junho, às 9h20, visando “a reflexão e a sensibilização para o tema, no sentido de (in)formar as novas gerações para a prática de uma cidadania saudável, crítica, participativa e inclusiva”. O evento conta ainda com uma sessão online na segunda-feira, dia 20 de junho.

Entre os oradores das jornadas organizadas pelo SIPE (Sindicato Independente de Professores e Educadores), a organização destaca Carlos Neto, Professor Catedrático da FMH – Universidade de Lisboa, que conta com “um vasto currículo, entre variadíssimos cargos desempenhados”, e que é também autor de diversos livros.

Presentes estarão também Nuno Delgado, atleta com a 1ª Medalha Olímpica na modalidade de Judo em Portugal e Chefe de Missão da Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021, Inês Henriques, atleta Olímpica e Campeã de Marcha do Mundo, e Marlene Silva, diretora do Programa Nacional Promoção Atividade Física da Direção-Geral da Saúde.

Refletir sobre o papel da Educação e em particular da Escola Pública, sobre a educação e valores fundamentais, como a Cidadania e Democracia e a igualdade de oportunidades ou o papel da escola no referencial da Educação para a Saúde estão entre alguns dos objetivos a atingir, bem como outros, como sensibilizar para a promoção da saúde dos jovens e estilos de vida saudáveis, desenvolver competências sociais e emocionais, partilhar e promover boas práticas pedagógicas, ou apresentar estudo(s) científico(s) sobre a(s) temática(s) em discussão.

A participação nas jornadas é gratuita para os sócios do SIPE, e tem o custo de 10 euros para os não sócios (inclui a emissão do certificado e pasta das Jornadas).  Oferta de coffee break a todos os participantes.

A iniciativa, acreditada pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua de Professores, tem educadores de infância, professores dos ensinos básico e secundário, professores de educação especial e professores dos grupos de M01 a M38 e outros técnicos superiores especializados ligados à Educação, como destinatários.

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

Leave a Reply