A Biblioteca Municipal José Cardoso Pires, em Vila de Rei, vai receber entre os dias 30 de julho e 7 de agosto, a exposição de pintura ‘Casais de Sonho’, do Coletivo Borderlovers, composto por artistas de Portugal e França. A exposição será inaugurada pelas 18h00 de dia 30 de julho, na cerimónia de inauguração da XXXI Feira de Enchidos, Queijo e Mel.

O coletivo conta com Ivo Bassanti, Nathalie Afonso, Sidney Cerqueira, Mathieu Sodore, Carlos Farinha, Daniel do Nascimento e Pedro Amaral, que apresentam “obras alusivas a casais imaginários, lusitanos e gauleses, imaginariamente unidos, com amor e humor, pelo intelecto, pela vida e pela obra e não pela carne”.

“Esta equação coloca em evidência o valor das mulheres e o seu papel histórico, social, filosófico, e artístico, de forma paritária, nas culturas portuguesa e francesa e festeja os laços de afeto entre os dois povos, consubstanciados em particular pela presença em França de uma enorme comunidade lusófona, e em Portugal de um número crescente de expatriados franceses, duas comunidades dinâmicas, móveis e ativas”, refere a autarquia, em comunicado.

Em exposição estarão representados 12 casais imaginários, agrupados em duo da seguinte forma: 1 Jeanne d’Arc / Nuno Álvares Pereira. 2 Simone Veil / Aristides de Sousa Mendes. 3 Rainha Dona Leonor / Abbé Pierre. 4 Simone Segouin / Salgueiro Maia. 5 Ana de Castro Osório / Victor Hugo. 6 Mário Cesariny / Rimbaud. 7 Gisèle Halimi / Virgínia Quaresma. 8 Maria João Pires / Claude Debussy 9 Maria de Medeiros / Jean Luc Godard. 10 Rosa Mota / Pierre de Coubertin. 11 Marie Curie / António Damásio. 12 Camille Claudel / Júlio Pomar.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.