A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha aprovou por unanimidade, em reunião do executivo, a atribuição do nome “Biblioteca Municipal Carlos Matos Gomes” ao equipamento cultural da vila, homenageando o militar, escritor e capitão de Abril natural do concelho. Na mesma reunião foi ainda aprovada a doação de um imóvel municipal à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, numa altura em que a corporação assinala o seu centenário.
A proposta de atribuição do nome do militar de Abril à Biblioteca Municipal partiu do reconhecimento da multifacetada carreira de Carlos Matos Gomes (1946-2025), figura ligada à liberdade, cultura e democracia, com forte vínculo à Barquinha, de onde era natural, indicou ao mediotejo.net o presidente da autarquia.
“Carlos Matos Gomes é um escritor suficientemente conhecido pelo público, quer pelos seus romances, quer pela sua escrita, quer como capitão de Abril. E, de facto, é uma referência, já tinha sido condecorado com uma medalha de mérito municipal Cultura Grau Ouro, e entendemos, por unanimidade, também atribuir para memória futura o seu nome à Biblioteca Municipal”, disse Fernando Freire.
ÁUDIO | FERNANDO FREIRE, PRESIDENTE CM VN BARQUINHA:
Coronel de Cavalaria e oficial de Comandos, foi protagonista na Guerra Colonial, membro do Movimento dos Capitães e autor de vasta obra literária e de investigação histórica, tanto sobre a guerra colonial como sobre a participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial. Sob o pseudónimo Carlos Vale Ferraz, publicou romances de referência, alguns adaptados ao cinema e à televisão, tendo recebido o Prémio Literário Fernando Namora em 2018.
Em 2022, o município já lhe havia atribuído a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro (Cultural), distinguindo uma carreira singular e um constante envolvimento nas iniciativas locais, nomeadamente em conferências e debates ligados à democracia e ao 25 de Abril.
Para o presidente da Câmara, Fernando Freire, esta decisão garante a preservação da memória do escritor:
“Recentemente falecido, sempre esteve disponível para vir à Barquinha partilhar a sua experiência, quer da Guiné, onde foi oficial comando, quer da sua vivência ligada à democracia e à cidadania. É, de facto, um grande homem e um grande barquinhense. Então, por unanimidade, entendemos para memória futura, e a letra de ouro, lembrar Carlos Matos Gomes num local onde a população, deslocando-se à biblioteca, poderá memorar este grande Barquinhense”.”

Doação aos Bombeiros no ano do centenário
A reunião do executivo ficou igualmente marcada pela aprovação da doação à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Vila Nova da Barquinha do antigo quartel, situado junto à igreja de Santo António.
Segundo Fernando Freire, trata-se de um gesto de reconhecimento e gratidão:
“Estamos a falar do antigo quartel que, por razões de funcionalidade, foi alargado, ficando a posse registal no município. Agora, nos 100 anos da Associação dos Bombeiros Voluntários da Vila Nova da Barquinha, entendemos que fazia todo o sentido devolver este espaço. É um gesto de generosidade de todo o sistema municipal para com uma associação essencial na segurança de bens e pessoas, de caráter altruísta e voluntário, que muito nos orgulha.”

