No âmbito das Festas da Cidade de Abrantes, que assinala no dia 14 de junho o seu centésimo primeiro aniversário de elevação a Cidade, o mediotejo.net visita o Concelho, dando a conhecer um pouco da história de cada uma das 13 freguesias que o compõem.
Bemposta ocupa o sudoeste do Concelho e tem como vizinhos os concelhos de Ponte de Sor a sueste, Chamusca a sudoeste e Constância a noroeste e as freguesias de São Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo a norte e São Facundo e Vale das Mós a nordeste.
A sua existência remonta ao séc. XIII e deve o nome ao facto de estar bem situada, no local por onde passou a via romana Bracara-Augusta-Mérida. São muitas as curiosidades e os factos históricos: Conta-se que os Romanos estiveram nesta localidade para procurar ouro na água do Rio Tejo e afluentes; as terras pertenceram à Ordem do Hospital; D. Nuno Alvares Pereira dormiu em Água Branca, quando ia a caminho da Batalha de Aljubarrota e existem documentos que testemunham o interesse do Rei D. João I em vir caçar para esta região.
Tem a palavra… Manuel Alves, 47 anos, Presidente da Junta desde 2013, eleito pelo PS.
O que tem de melhor e de pior a sua freguesia?
O melhor da minha freguesia são as pessoas enquanto habitantes de uma terra em que o ambiente natureza aparece como o mais importante e numa presença praticamente, eu diria a 100%. O pior de todos os problemas é o envelhecimento e desertificação, a par do abandono dos modos, estilos de vida e sustentabilidade.
Como tem sido a relação da Junta de Freguesia com a Câmara de Abrantes?
Nos últimos quatro anos, e no que diz respeito às relações institucionais com a CMA, não há muito a referir, é claro que existiram muitas coisas que poderiam ter sido feitas, no entanto terá sempre que imperar o bom senso e o entendimento entre as partes.
Que dificuldades sente na gestão da freguesia?
Da mesma forma que para todas as restantes freguesias, uma das maiores dores de cabeça é a falta de recursos humanos aliada à sobrecarga de competências, sem o devido suporte financeiro.
O que é mais gratificante no cargo de presidente de junta?
O mais gratificante enquanto presidente será a possibilidade de estar perto das pessoas, ouvi-las e ajudá-las, sentir que a nossa intervenção pode resolver problemas.
Complete a frase: Não gostaria de terminar o meu mandato sem… concluir as obras em curso e todos os projetos que tenho idealizado para a freguesia.

Retrato da Freguesia
Orago: Santa Maria Madalena
Localidades: Bemposta, Água Travessa, Baralho, Brunheirinho, Chaminé, Casal das Courelas, Estação, Foz, Telhado, Vale de Açor e Vale de Horta.
Área: 188,26 Km2
População: 1.797 habitantes
Ordenação heráldica do brasão: 19 de fevereiro de 2003
Descrição do brasão: Escudo de ouro, sobreiro arrancado de verde, descortiçado de vermelho, entre dois ramos de quatro espigas de arroz de verde, atados de vermelho; campanha diminuta ondada de azul e prata de quatro tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “BEMPOSTA – ABRANTES”.