A quinta-feira da Ascensão é feriado em muitos municípios portugueses. Não é o caso de Abrantes que celebra o seu feriado municipal a 14 de junho, no entanto, em Bemposta, o dia da Ascensão, não sendo feriado, é como se fosse. Este ano, por via da pandemia da covid-19, os habitantes e os filhos da terra são convidados a seguir a eucaristia pelas redes sociais e pela rádio local. A missa em honra da Nossa Senhora do Rosário decorrerá na igreja de Bemposta às 15:00, seguido de uma procissão em automóvel em cortejo simbólico com a imagem da Senhora do Rosário pelas ruas da aldeia.
Todos os anos, por esta ocasião, a freguesia de Bemposta fervilha de cor. As ruas enfeitadas, as janelas das casas com mantas e colchas estendidas, flores de papel ou plástico colorido decoram as paredes exteriores, os muros, e as pessoas convivem nos cafés, nas praças. Revêm familiares, amigos, caminham para a igreja de onde, após a missa, sai a procissão em honra da Nossa Senhora do Rosário. Este ano as festividades, que estavam previstas decorrer de 21 a 24 de maio, ficam restritas a esta quinta-feira e a esta manifestação de cariz religioso, que visa evocar o Dia da Espiga e as raízes da localidade ligadas ao amanho da terra, uma manifestação popular secular nesta aldeia do concelho de Abrantes.
O presidente da Junta de Freguesia, Manuel João Alves, deu conta que as festividades têm sempre um forte envolvimento de toda a freguesia, evento que tem muita história e tradição, e que este ano não poderá haver festas e ajuntamentos por via da covid-19.
“Vamos manter a eucaristia, às 15:00, sem público, mas com transmissão em direto na rádio Antena Livre e nas redes sociais pelo mediotejo.net, para evitar que as pessoas se desloquem à igreja”, deu conta. “Depois seguimos de carro em cortejo pelas ruas, cerca das 15:40, com a imagem da Padroeira, e pedimos que as pessoas embelezem as suas portas e janelas e venham todas à janelas das suas casas pedir a benção a Nossa Senhora do Rosário”. Na tarde de domingo, em horários a anunciar, a imagem de Nossa Senhora do Rosário percorrerá as restantes aldeias da freguesia.
A organização das Festas da Ascensão de Bemposta estão este ano entregues à Igreja, Sociedade Recreativa e Musical de Bemposta e Junta de Freguesia local.

Bemposta ocupa o sudoeste do concelho de Abrantes e é a freguesia com maior área territorial neste município. Tem como vizinhos os concelhos de Ponte de Sor a sueste, Chamusca a sudoeste e Constância a noroeste e as freguesias de São Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo a norte e São Facundo e Vale das Mós a nordeste.
A sua existência remonta ao séc. XIII e deve o nome ao facto de estar bem situada. Conta-se que os Romanos estiveram nesta localidade para procurar ouro na água do Rio Tejo e afluentes; as terras pertenceram à Ordem do Hospital; D. Nuno Alvares Pereira terá por ali dormido, quando ia a caminho da Batalha de Aljubarrota e existem documentos que testemunham o interesse do Rei D. João I em vir caçar para esta região.
Retrato da Freguesia:
Localidades: Bemposta, Água Travessa, Baralho, Brunheirinho, Chaminé, Casal das Courelas, Estação, Foz, Telhado, Vale de Açor e Vale de Horta.
Área: 188,26 Km2
População: 1.797 habitantes (Censos 2011)
