Igreja de Santo Aleixo - Pormenor do altar

No âmbito da Festa do Emigrante, o mediotejo.net visita o concelho de Ferreira do Zêzere, dando a conhecer um pouco da sua história e de cada uma das 7 freguesias que o compõem.

O Território da freguesia do Beco pertenceu desde 1159 à Ordem dos Templários. A partir de 1321 integrou a comenda de Dornes, tornando-se freguesia em 1510. Em 1835, com a reforma de Rodrigo da Fonseca, esta freguesia deixou de pertencer a Dornes, passando a integrar o Concelho de Ferreira do Zêzere.

A origem da palavra Beco derivará do turco Beiq (que se pronuncia bêque) e tem o significado de ‘capitão’ – será então o ‘Povo do Capitão’.

Tem a palavra… Manuel Gomes Cotrim, 68 anos, no cargo há 4 anos, independente com o apoio do PS.

O que tem de melhor e de pior a sua freguesia?
O melhor da minha freguesia é a população, o pior, por vezes a falta de entendimento em relação a certos assuntos.

Como tem sido a relação da Junta de Freguesia com a Câmara de Ferreira do Zêzere?
A relação da Junta de Freguesia com a Camara de Ferreira do Zêzere tem sido boa, sempre com boa colaboração dentro do que é possível.

Que dificuldades sente na gestão da freguesia?
O não poder chegar a todo o lado ao mesmo tempo, ter que saber dar prioridades, e essas nem sempre serem bem aceites, pois o que para mim é prioritário, não o é para outras pessoas…

O que é mais gratificante no cargo de presidente de junta?
Para mim o mais gratificante é o contacto directo com a população da minha freguesia.

Complete a frase: não gostaria de terminar o meu mandato sem… terminar tudo a que me propus realizar na minha Freguesia.

Retrato da Freguesia

Orago: Santo Aleixo

Lugares: Alqueidão de Santo Amaro; Barreirinha; Beco; Brasileira; Carraminheira; Carvalheira; Casal dos Nabos; Casal do Zote; Corujeira; Cova do Souto; Cruz dos Canastreiros; Curral do Concelho; Entre Valados; Estrequeiros; Fonte Seca; Gericó; Guardão; Horta da Coelha; Horta Nova; Janafonso; Janalvo; Lameiras; Madroeira; Martimbraz; Milharadas; Outeiro do Marco; Ponte do Alqueidão; Portela do Braz; Quinta da Benta; Quinta da Joana; Quinta do Telhado; Ral; Rebalvia; Ribelas; S. Gonçalo; S. Jordão; Sra. da Orada; Souto; Valada; Vale da Carreira; Vale do Rocio e Ventoso

Área: 16,21Km2
População: 906 habitantes

Brasão

Ordenação heráldica: 9 de novembro de 2000
Descrição: Escudo de ouro, cruz da Ordem de Cristo, de vermelho, aberta de prata, um livro aberto, de prata, encadernado de verde e um cacho de uvas de púrpura, folhado de verde, tudo alinhado em roquete; campanha ondada de azul e prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “BECO – FERREIRA DO ZÊZERE”.

Maria Silva e Sousa

Natural de Tomar, apaixonada por viagens e palavras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.