Num Interior cada vez mais despovoado, o mediotejo.net dá destaque às famílias que trazem literalmente nova vida à região, com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola Ribatejo Norte e Tramagal, que oferece uma conta-poupança* ao primeiro bebé a nascer, em cada mês, na maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo.
Sempre que ouve a voz da mãe, Francisca faz um grande esforço para abrir os olhos. Está numa luta contra o sono – e esse, seja no início, no meio ou na fase final das nossas vidas, acaba por ganhar sempre. A menina vai dormitando ao colo mas, de repente, como se percebesse que adormeceu outra vez, agita-se e volta a abrir muito os olhos, buscando os traços do rosto da mãe.
Diana também tem dificuldade em desviar o olhar do pequeno milagre que embala nos braços, num quarto com decorações de encantar, em Água Travessa, no concelho de Abrantes. Não consegue parar de sorrir, como se trouxesse a felicidade encostada ao peito.
Ser mãe não estava nos seus planos imediatos. Tem 20 anos, o seu namorado, André, tem 19, e ambos estudavam numa escola profissional em Torres Novas. Quando soube que estava grávida, Diana ficou sobretudo com medo da reação dos seus pais, Francisco e Maria do Rosário. Passou dias a ganhar coragem, até que desatou o nó do segredo no ombro da mãe. Passado o choque inicial, a ideia de que vinha uma neta a caminho depressa afastou outros maus pensamentos.
Os cursos do jovem casal ficaram em suspenso – pelo menos para já. É com o apoio dos pais que lidam agora com a aritmética das fraldas, a subtração das horas de sono, a multiplicação das responsabilidades. André estudava informática mas agora procura trabalho em qualquer área, Diana espera conseguir, daqui a uns meses, voltar a estudar e tirar um curso de estética.
A Francisca chegou a 2 de maio, num dia de primavera, quente e luminoso e, desde então, quer na família Neves, quer na família Peixinho, a vida encheu-se de alegria. Há mesmo histórias que se escrevem fora das linhas traçadas, ganham vida própria e saltam todas as barreiras, para alcançar um final feliz.

*Oferta de uma Conta-Poupança Cristas por mês, no valor de 100 euros, nos concelhos abrangidos pela Caixa de Crédito Agrícola Ribatejo Norte e Tramagal: Abrantes, Constância, Entroncamento, Tomar, Torres Novas, Sardoal e Vila Nova da Barquinha.