O festival Beat Fest decorre até domingo em Comenda (Gavião) e contou na sexta-feira com um concerto de Bárbara Tinoco. Foto: mediotejo.net

Após uma paragem de quatro anos, forçada pela pandemia, o Beat Fest está de volta com um cartaz feito de nomes sonantes para um público essencialmente mais jovem, mas este ano com nomes que pretendem agradar a outro tipo de público, caso de Bárbara Tinoco e de Treyce, jovem influenciadora digital que trará ritmos do funk brasileiro até Comenda.

O festival Beat Fest decorre até domingo em Comenda (Gavião) e contou na sexta-feira com um concerto de Bárbara Tinoco Foto: Beat Fest

Ainda assim o clássico do rap/hip hop continua com presença garantida, desde logo com Piruka, X-Tense, Visco e Domingues (este último também na área do R&B e soul).

Foto: mediotejo.net

Na abertura oficial, ainda que informal, esta sexta-feira, no primeiro dia do festival, já se notavam ao final da tarde a presença de algumas dezenas de jovens. Alguns já a preparar o jantar socorrendo-se das churrasqueiras do parque e grelhando carnes, outros sentados na esplanada do bar da Ribeira da Venda, e outros improvisando nas mesas junto das tendas, na área do campismo ou no parque de merendas.

Foto: mediotejo.net

Muitos já haviam passado a tarde a refrescar-se nas piscinas do parque, outros tomavam banho na secção de chuveiros, num patamar mais acima, preparando-se já para o arranque do dia 1. As indicações de pontos de rede móvel estão presentes, sabendo-se da dificuldade de acesso em alguns pontos do local, mas a pensar nos participantes e na necessidade de estarem conectados e ligados ao mundo digital e das redes sociais, não faltam postos de carregamento de telemóveis no recinto.

Também existem comes e bebes no recinto, junto ao palco, não faltando o pão com chouriço feito na hora no forno, as bebidas brancas, a cidra, o gin, a cerveja, os hambúrgueres e cachorros, entre outros pitéus para quem entenda fazer durar a noite de estômago forrado.

Foto: mediotejo.net

Na volta ao recinto, a comitiva da Câmara de Gavião, presidentes de junta e membros da Assembleia Municipal, entre outros convidados, agradeceu aos agentes económicos presentes, entre os quais o Orfeão da Comenda, associação que também está presente num dos pontos de venda de bebida do festival.

António Severino, vice-presidente da autarquia gavionense e responsável direto pela organização deste evento, referiu que a aposta no Beat Fest enquadra-se numa aposta maior do município para alavancar a economia local, nomeadamente junto do movimento associativo da freguesia de Comenda e do concelho.

ÁUDIO | Entrevista a António Severino, vice-presidente da Câmara Municipal de Gavião e responsável pela organização do Beat Fest
Foto: mediotejo.net

“Todos os anos temos vindo a aumentar a nossa dinâmica e envolvência porque sentimos que este festival tem pernas para andar. Esperamos que as coisas corram tal como nos outros anos, temos expectativas mais elevadas, até pelo nosso trabalho e o que fizemos este ano. As expectativas são as melhores, mas sobretudo queremos, para além dos números, que são importantes, que as pessoas se divirtam, que assistam a bons concertos e que no fundo o nosso concelho marque pontos naquilo que é a divulgação e a dinâmica que procura dia-a-dia, todos os dias”, referiu o autarca.

Sobre o alargar a novos públicos e géneros musicais, António Severino refere que em 2018 não havia nenhum festival desta natureza, muito virado para a juventude e para o hip hop/rap.

“Quisemos fazer alguma diferença, de forma a tentar chamar mais gente e ser um evento único talvez no país. Mais festivais deste género apareceram de norte a sul do país, e agora temos que nos saber reinventar e escolher outro tipo de música, como é o caso da Bárbara Tinoco, a abranger um maior público, de forma a termos aqui mais pessoas”.

Foto: mediotejo.net

O espaço conta com um novo equipamento lúdico, inaugurado em 2021, com a piscina para adultos a juntar-se ao tanque para crianças, e isso leva a uma reorganização do espaço, com as entradas e bilheteiras a situarem-se do lado da ponte romana.

“Temos muito espaço para acolher visitantes, campistas e nas melhores condições. Este espaço é único, tem imensas condições, muitas sombras, muitos espaços para estarem à vontade e não estarem «ao monte». Aumentámos a área do campismo, que tem vindo a ter adesão significativa. Temos de tentar responder e dar as melhores condições possíveis para que as pessoas, quando saírem daqui no domingo, saiam com o desejo de voltar. E é esse o nosso principal objetivo”, referiu.

O Município fez a aquisição de uma propriedade contígua ao parque, habitualmente usada como parque de estacionamento, e o objetivo é futuramente criar mais condições e melhorar aquele parque. “Quem sabe para o ano teremos aqui outra configuração, vamos ver. Só era possível com a aquisição de um terreno que confina com este, de forma a tornar este espaço ainda mais atrativo”, reconheceu.

Foto: mediotejo.net

Além disso, a autarquia assinou no mês passado a escritura que passou o Parque da Ribeira da Venda para propriedade municipal, uma vez que resultava de uma doação à junta de freguesia de Comenda, há várias décadas atrás, e sem estar oficialmente normalizado.

“O terreno, apesar de ter sido doado à freguesia de Comenda, ainda não estava registado nessa posse. Quando encetámos conversações para adquirir o terreno confinante, o objetivo era normalizar tudo. Agora sim, já estamos em condições de fazer aqui um projeto diferente para o espaço, porque ele merece. É uma das grandes atrações do concelho e o objetivo é torná-lo mais atrativo, para que mais pessoas venham até aqui ao parque”, justificou.

Ainda sem ideia concreta para o projeto, a autarquia diz aguardar as possibilidades do novo quadro comunitário para perceber a que fundos poderá Câmara concorrer no sentido de investir no espaço. “

Uma das nossas intenções é reabilitar o espaço, melhorar as casas de banho, melhorar o bar, criar mais espaços lúdicos além da piscina. Vamos tentar aumentar o número de árvores, criar mais sombras”, enumerou, recordando que se está em fase de revisão do PDM do concelho de Gavião e ainda não se pode fazer grandes obras no parque de Comenda, aguardando-se para ver o que o futuro reserva.

Foto: mediotejo.net

Os visitantes começaram a chegar cerca das 21h00, com muitas famílias a fazerem uso do estacionamento e a virem até à Ribeira da Venda para aproveitar a primeira noite.

O fim de semana avizinha-se com temperaturas convidativas a banhos refrescantes, de piscina ou no leito da ribeira, e prometem-se dias de convívio e boa disposição num festival que acolhe os que são de fora, mas onde também são bem-vindos os habitantes locais.

GALERIA

PROGRAMA

Programa da edição deste ano do Beat Fest, com artistas que vão além do hip hop e rap, caso de Bárbara Tinoco e Treyce.

NOTÍCIA RELACIONADA

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *