15 de novembro de 2015, 11 horas, Torres Novas
Liga Feminina de Basquetebol
Clube Desportivo de Torres Novas 62 – União Sportiva 69
Jogo entre a equipa mais jovem da Liga Feminina e a Campeã em título. Do lado das torrejanas, das doze atletas apresentadas oito são de nacionalidade portuguesa, ao passo que do lado das açorianas, das dez atletas presentes na partida de hoje só quatro são portuguesas.
O encontro começa com as equipas a demorarem a acertar com o cesto, inaugurando o marcador a equipa da casa com um triplo de Mariana Silva, que deixava no ar a possibilidade de um inicio prometedor. Aos poucos, aproveitando falhas no ataque das torrejanas e impondo alguma velocidade no seu jogo, a equipa dos Açores foi somando pontos e liderando o marcador. Notava-se neste primeiro alguma dificuldade da equipa da casa em controlar o jogo junto das tabelas, derivado do maior poder físico e de estatura da equipa da União Sportiva, mas o CDTN nunca baixou os braços e através de penetrações e lançamentos exteriores vencia o primeiro período, 21-16.

Nos segundos vinte minutos, pareceu haver um relaxamento das comandadas de José Monteiro, algum adormecimento na luta das tabelas e falhas no ataque em especial quando conquistavam as segundas bolas. Tudo junto permitiu à União Sportiva, depois de um parcial de 11-0 dar a reviravolta no marcador e chegar ao intervalo a vencer por 37-31.

No terceiro período as insulares aumentaram o seu domínio no jogo e mesmo no fim deste periodo chegaram a estar a vencer por 53-36, mas um cerrar de dentes da equipa verde e amarela amenizou a diferença para 10 pontos no fim do terceiro quarto. Num último esforço nos últimos dez minutos da partida, a equipa de Torres Novas, diminuiu a desvantagem para 5 pontos e quando se esperava que estavam prontas para entrar na luta pelo resultado e fazer história, voltaram a não encontrar os caminhos para o cesto e permitiram um parcial de 6-0 às adversárias, fazendo a experiente equipa dos Açores respirar mais confortavelmente. Nos últimos 2 minutos e 30 segundos do jogo as Campeãs Nacionais não conseguiram mais nenhum ponto, mas as torrejanas também não conseguiram tirar disso partido, deixando claro que no aspecto do lançamento estavam em dia não, com uma média de concretização de 30% e 25%, nos lançamentos de dois pontos e três pontos respectivamente.
Venceu a equipa mais experiente e favorita, mas a réplica dada pela equipa do CD Torres Novas, não deixou convencida a pouca assistência quanto à superioridade da equipa dos Açores.

Destaque no CDTN para as exibições de Ezinne Kalu, melhor marcadora do jogo com 25 pontos e para a ainda Júnior Mariana Silva que foi a melhor ressaltadora da partida com 14 ressaltos.
Fim de semana amargo, para a equipa treinada por José Monteiro e João Sousa, pois nas duas partidas deste fim de semana contabilizaram duas derrotas, uma vez que no sábado, perderam por dois pontos, em Lousada, fruto de uma má entrada em jogo na primeira parte. Ainda assim e com estas duas derrotas, as torrejanas com três vitórias e três derrotas estão na luta pela quarta posição da Liga Feminina.

Ficha do jogo:
Palácio dos Desportos de Torres Novas
Árbitros: Paulo Pereira e Francisco Silva

Oficiais de Mesa: André Duarte, Ana Afonso e Patrícia Tomaz

Clube Desportivo de Torres Novas
Cinco Inicial: Mariana Silva, Sydnee Fipps, Ana Marques, Shanice Steenholdt e Ezinne Kalu.

Suplentes: Marta Maia, Patricia Martins, Mariana Martins, Carolina Nogueira, Beatriz Martins, Vânia Sengo e Rafaela Paterno
Treinador: José Monteiro
Treinador Adjunto: João Sousa
Dados Estatisticos:
Lançamentos de dois pontos: 12 convertidos em 44 tentados (30%)
Lançamentos de três pontos: 7 convertidos em 28 tentados (25%)
Lances Livre: 15 convertidos em 18 tentados (83%)
Ressaltos: 44 total; 27 defensivos e 17 ofensivos
14 perdas de bola e 13 roubos de bola

União Sportiva
Cinco Inicial: Felicité Mendes, Tamara Milovac, Ashley Bruner, Shaqwedia Wallace e Milica Ivanovic
Suplentes: Helena Tavares, Inês Coelho, Vitória Pacheco, Rita Luís e Andrea Santos
Treinador: Ricardo Botelho
Dados Estatisticos:
Lançamentos de dois pontos: 24 convertidos em 47 tentados (51%)
Lançamentos de três pontos: 4 convertidos em 20 tentados (20%)
Lances Livre: 9 convertidos em 13 tentados (69%)
Ressaltos: 48 total; 35 defensivos e 13 ofensivos
19 perdas de bola e 11 roubos de bola
Resultados Parciais: 21-16, 10-21, 14-18, 17-14