Azeitona Galega. Créditos: CMVR

A Azeitona Galega da Beira Baixa recebeu, em março de 2023, certificação de Indicação Geográfica Protegida (IGP). Esta é uma classificação oficial, regulamentada pela União Europeia, atribuída a  produtos originários de um local ou região determinados, que possua determinada qualidade, reputação ou outras características que possam ser essencialmente atribuídas à sua origem geográfica e em relação ao qual, pelo menos uma das fases de produção, tenha lugar na área geográfica delimitada.

Obtida através da variedade Galega da espécie Olea europaea L., a azeitona galega da Beira Baixa tem a produção circunscrita às freguesias dos concelhos de Covilhã, Belmonte, Fundão, Penamacor, Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã, Mação e Vila de Rei.

A vereadora do Município de Vila de Rei, Rosa Martins, refere que “a Azeitona Galega da Beira Baixa, face às características do clima e do solo da nossa região, é um produto de características únicas. A distinção com o selo IGP é uma oportunidade fantástica de promoção deste produto junto dos consumidores e, ao mesmo tempo, poderá servir como incentivo para os produtores locais manterem e reforçarem as suas produções, preservando desta forma a história, as tradições locais e protegendo este produto”.

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *