Avião ficou imobilizado nas águas. Foto: Pedro Mendes

Um avião Canadair, que combatia os incêndios de Leiria, ficou imobilizado nas águas do Lago Azul, no concelho de Ferreira do Zêzere, por não ter conseguido descolar após a manobra de reabastecimento de água, segundo informação do CDOS – Centro Distrital de Operações de Socorro de Santarém.

O acidente aéreo, cuja origem deverá estar num problema técnico, aconteceu cerca das 17h40 desta quarta feira, dia 13 de julho, não havendo vítimas a lamentar.

De acordo com os dados da Proteção Civil, no local estão seis operacionais, apoiados por duas viaturas. Os Bombeiros de Abrantes foram os primeiros a chegar ao local, com 3 mergulhadores, um barco e um veículo. Aos Bombeiros de Cernache do Bonjardim foi solicitado o apoio com uma lancha e dois operacionais, segundo informação do comandante da corporação, Paulo Mariano.

Foto: Bombeiros Voluntários de Abrantes

Os bombeiros de Ferreira do Zêzere estão todos mobilizados para as operações de rescaldo do incêndio na Freixianda, em Ourém, pelo que o CDOS teve de solicitar o apoio de outras corporações.

Nesta altura do ano, os aviões de combate a incêndios utilizam com frequência o espelho de água da albufeira de Castelo do Bode para abastecer, operação designada por scooping, transportando e largando a água nos locais dos fogos.

Ao fim da tarde, os bombeiros conseguiram puxar a aeronave até junto à piscina flutuante do Lago Azul onde se encontra “atracada”. Pelo que apurámos, um mecânico já esteve no local a tentar verificar qual a anomalia para se poder proceder à reparação.

Foto: Bombeiros Voluntários de Abrantes

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.