“Com esta equipa para dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser feito, não há dúvidas de que temos que ganhar estas eleições em Vila de Rei com uma grande, grande maioria. Vamos trabalhar para ter a maior vitória de sempre”. A convicção é de Irene Barata, mandatária da candidatura do PSD, liderada por Ricardo Aires, em Vila de Rei. A apresentação dos candidatos sociais-democratas aos vários órgãos autárquicos decorreu na tarde de sábado, 16 de setembro, no auditório municipal, que se encheu de apoiantes.

Irene Barata, mandatária da candidatura do PSD, está confiante numa grande vitória a 1 de outubro Foto: mediotejo.net

Ricardo Aires, atual presidente do município, recandidata-se a um segundo mandato, sendo seguido por: António Tavares, Paulo César Luís, Bruno Fernandes, José António Domingos, Rita Vicente, José Manuel Barreto, Elisabete Laranjeira, José Luís Dias e Isabel Pereira. Na sessão foram ainda apresentados os candidatos à presidência das  Junta de freguesia: Rosário Cavalheiro (São João do Peso), Manuel Mendes (Fundada) e Sérgio Francisco (Vila de Rei). O candidato à presidência da assembleia municipal volta a ser Paulo Brito.

Sob o mote “Todos Construímos Vila de Rei”, Paulo César Luís recordou que Vila de Rei foi distinguido no último mandato em diversas áreas de actuação. “Foi considerado o município mais familiarmente responsável pelo oitavo ano consecutivo, ficou em 16.º lugar no índice de transparência municipal no total de 308 municípios e recebeu a distinção de município amigo do desporto”, referiu, entre outros exemplos.

Apresentação encheu o auditório municipal de Vila de Rei Foto: mediotejo.net

Irene Barata considerou que é uma “honra muito grande” ser mandatária desta lista que é composta por “maravilhosas pessoas”, sublinhando que “Vila de Rei, desta vez, vai superar tudo o que é possível”, apelando ao empenhamento de todos para que no dia 1 de outubro todos votem PSD.

“Só os nossos candidatos é que estão à altura de levar Vila de Rei para a frente”, disse. Pediu ainda que se fizesse 1 minuto de silêncio para homenagear Francisco Antunes da Silva, ex-deputado na Assembleia da República e “um grande amigo de Vila de Rei” falecido recentemente.

Diogo Serras, presidente da JSD de Vila de Rei, sublinhou a importância dos jovens na construção do futuro, recordando duas propostas apresentadas para os próximos quatro anos e que integram o programa eleitoral da equipa de Ricardo Aires: criação e beneficiação de miradouros e Kit’s de prevenção e  combate de incêndios florestais para todas as aldeias. “A JSD não serve só para colar cartazes e abanar bandeiras. Temos que apresentar propostas e ser parte da solução”, disse.

Manuel Frexes, presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Castelo Branco, esteve presente para apoiar a equipa de Ricardo Aires Foto: mediotejo.net

Presente nesta sessão, o presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Castelo Branco, Manuel Frexes, fez um discurso agregador referindo que Vila de Rei é um município respeitado, “conhecido e reconhecido em todo o país” que tem vindo a ser afirmado no contexto nacional devido às políticas correctas que têm vindo a ser implementadas.

“Vila de Rei tem marca. É conhecida não só por estar no coração de Portugal mas por estar no coração das pessoas”, disse. Manuel Frexes considerou que Vila de Rei tem que pegar naquilo que tem de diferente e transformá-lo num pólo de atracção. Terminou apelando ao povo de Vila de Rei que renove a confiança nos “excelentes autarcas que têm estado à frente dos destinos do concelho”.

Manuel Brito, recandidato à presidência da assembleia municipal, referiu que foi uma grande honra ter servido os vilarregenses nos últimos quatro anos, considerando que a assembleia municipal foi um apoio importante e uma ajuda importante para a câmara construir e desenvolver o seu projecto. Sublinhou ainda a descentralização das reuniões de assembleia municipal que ajudou a aproximar os cidadãos da política.

Ricardo Aires, candidato do PSD, quer continuar o seu projecto político em Vila de Rei Foto: mediotejo.net

Ricardo Aires, que encerrou os discursos nesta sessão, recordou a obra feita nos últimos quatro anos e apresentou as as suas propostas para o próximo mandato. Referiu que tem um programa “ambicioso, realista mas, acima de tudo, que procura aproveitar as bases construídas e projetar o futuro”, na busca de mais investimento no concelho, mais oportunidades para os nossos jovens mas também atrair mais pessoas para o concelho.

Pretende, entre outras, concretizar a conclusão da 3ª fase da Zona Industrial de Vila de Rei, dotando o concelho de ainda mais argumentos na atração de empresas. “Vamos criar uma marca própria de azeite e aguardente de medronho, potenciando o nosso Lagar e Destilaria, bem como a divulgação do concelho”, disse.

Na área do turismo sublinhou que a aposta passa pela melhoria das condições das praias fluviais, dotando-as de novas infraestruturas de modo a que atraiam cada vez mais turistas, bem como incentivem a iniciativa privada na concretização de projetos turísticos. “Vamos criar um projeto de desenvolvimento turístico em Fernandaires, seja pela via da iniciativa privada, seja pela via publica”, assegurou.

Ricardo Aires apresentou as suas propostas para o município de Vila de Rei Foto: mediotejo.net

Na educação, Ricardo Aires, disse que pretende alargar a oferta de manuais escolares a todos os alunos Vilarregenses, desde o 1º ano até ao 12º, reforçando assim a aposta no ensino e na formação dos nossos jovens.Sublinhou ainda que é importante  ter em atenção a disponibilização dos serviços públicos, e a manutenção das redes de abastecimento de águas e esgotos.

“Vamos proceder, à semelhança do que fizemos no Milreu, à requalificação das redes de águas e esgotos da Fundada, bem como ao reforço da capacidade de abastecimento de água a todo o concelho”, disse.

Irene Barata agradeceu o convite para ser a mandatária da candidatura do PSD em Vila de Rei Foto: mediotejo.net

O candidato do PSD quer continuar o trabalho de apoio à  recuperação das casas degradadas, através da cedência de matérias, como também através da isenção de IMI e demais taxas municipais. Na Freguesia de S. João do Peso sublinhou a criação de um alojamento local e de uma Quinta Pedagógica e referiu a criação do Parque da Vila junto à GNR, aproveitando as margens da ribeira da Vila, dotando o espaço de um jardim, um quiosque e ainda de um circuito de manutenção.

“Estou em crer, que ao adicionarmos estas medidas a todas as outras que manteremos, e reforçaremos, estamos a potenciar não só aquilo que o concelho tem de bom, como a procurar melhorar os aspetos menos bons, visando sempre mas sempre melhorar a qualidade de vida de todos os vilarregenses”, concluiu, acrescentando que “ninguém constrói seja o que for sozinho”.

 

 

Elsa Ribeiro Gonçalves

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.