O Partido Socialista apresenta-se às eleições intercalares do dia 27 de março à União de Freguesias de Alvega e Concavada, recandidatando José Felício como cabeça de lista. Felício, presidente de junta no mandato 2017-2021, vai acompanhado nos lugares cimeiros da lista por Carlos Francisco, Vera Catarino e Augusto Pires. O PS mantém a lista e o programa eleitoral, não fazendo reapresentação da lista programática, optando por desenvolver a campanha em contacto com a comunidade, algo que acontecerá já este fim de semana.
“Tendo em conta que a lista do Partido Socialista apresentada às eleições intercalares do próximo dia 27 de março é a mesma e que o programa eleitoral é bastante similar ao apresentado nas eleições de setembro último, a direção de campanha em conjunto com os candidatos decidiu não reapresentar a lista de forma formal”, refere a concelhia do PS.
“Iremos privilegiar o contacto com a população durante o período oficial de campanha eleitoral, com grande enfoque no próximo fim de semana dia 19 e 20 de março”, indica.
O PS recandidata José Manuel Rodrigues Felício, 58 anos, Encarregado, natural de Concavada, residente em Monte Galego. Integrou a Assembleia de Freguesia de Alvega durante vários mandatos e foi Secretário da Junta de Freguesia durante 4 anos. É recandidato a Presidente da União das Freguesias de Alvega e Concavada, cargo que ocupa desde 2013.
Possui uma larga experiência como membro de associações e coletividades do concelho de Abrantes como o Clube de Caça e Pesca de Alvega e a Associação Ecocinergética da Barrada e Esteveira.
Faz-se acompanhar de Carlos Alberto da Cruz Francisco, 45 anos de idade, Bombeiro Profissional com atividade voluntária no Corpo de Bombeiros de Abrantes, natural de Concavada, residente em Rossio ao Sul do Tejo. Ao longo dos anos tem estado presente na comunidade na organização de atividades de cariz desportivo e cultural.
Também se recandidata Vera Alexandra Catarino, 40 anos, Engenheira de Gestão Industrial, natural de Abrantes, residente em Alvega. Integrou a União das Freguesias de Alvega e Concavada como Tesoureira no mandato de 2017-2021. Tem ligação ao associativismo desde tenra idade através da Banda Filarmónica Alveguense.
Segue-se Augusto Matos Mourisco Pires, 65 anos, Pensionista, natural e residente em Casa Branca. Foi Presidente da Junta da Freguesia Alvega, Secretário da mesma e membro da Assembleia de Freguesia durante 16 anos.
Tem forte ligação às associações da freguesia, sendo atualmente Presidente da Associação Cultural e Recreativa Casa Branca, Areias e Lampreia, tendo sido também Tesoureiro da Associação de Melhoramentos da Freguesia de Alvega, Casa Povo de Alvega e Clube Caça e Pesca de Alvega.
Lista de candidatos e apoiantes:
José Manuel Rodrigues Felício
Carlos Alberto da Cruz Francisco
Vera Alexandra Catarino
Augusto Matos Mourisco Pires
Liliana Isabel Catarrinho Carqueija
Bruno Miguel Machado Gil
Zélia Maria Marques Grilo Mourato
Helena Isabel Coelho Almeida
Pedro Miguel Carqueija dos Santos
Filipe Miguel dos Santos Delgado
Cátia Sofia Coelho Mourato
Francisco Júlio Martins Dias
Dulce Susana Barrento Filipe
João Vicente Catarrinho Carqueija
Maria Fernanda Galhoufa de Matos
José Manuel Madrinha Bexiga
Cláudia Sofia Carqueja Dias
Vitor José de Matos Lopes
Heloísa Margarida Maurício Diogo
Fernando Martins Duarte
Ana Sofia Presado Rodrigues
Maria do Rosário Lopes Gil Formiga
Duarte Miguel Rodrigues Calado
Maria Carlota Pereira Fernandes Quitério
Maria Manuela Ruivo Cunca Botas
Francisco Jorge Soares Rodrigues
Pedro Carlos Dias Barbeta
Bruna Alexandra Delgado Lourenço
Júlio Alexandre de Matos Pacheco Duarte
Recorde-se que a União de Freguesias de Alvega e Concavada irá a eleições intercalares no dia 27 de março, estando a ser gerida desde o dia 8 de março por uma Comissão Administrativa.
As eleições intercalares na União de Freguesias de Alvega e Concavada, no concelho de Abrantes, vão ter três candidaturas diferentes, tendo dado entrada no Tribunal de Abrantes candidatura do PS, encabeçada pelo atual presidente, José Felício; da CDU, liderada por Augusto Mourato; e uma terceira denominada MIUFAC (Movimento Independente da União de Freguesias de Alvega e Concavada), encabeçada por António Moutinho, que integra elementos das listas do PSD e do BE que concorreram em setembro de 2021 e cujos partidos abdicaram agora de apresentar candidaturas próprias.
Nas eleições autárquicas de 26 de setembro de 2021, o PS venceu a corrida àquela União de Freguesias do concelho de Abrantes por 23 votos de diferença, elegendo três elementos, tantos quantos o PSD, a segunda força política mais votada, e tantos quantos o BE.
As três propostas apresentadas pelo PS para formação de executivo na União de Freguesias de Alvega e Concavada foram sempre chumbadas por BE e PSD, que acabaram por renunciar.
O PS leva agora a votos a mesma equipa, liderada por José Felício, seguindo-se os nomes de Carlos Francisco, Vera Catarino e Augusto Pires.
A CDU apresenta Augusto Mourato como cabeça de lista, seguindo-se João Farinha, Marta Delgado e Fernando Matos.
O Movimento Independente da União de Freguesias de Alvega e Concavada (MIUFAC) apresenta uma equipa que resulta da fusão das listas do PSD e do BE apresentadas em 2021, tendo como candidato António Moutinho (ex-cabeça de lista do PSD), seguindo-se Eduardo Jorge (ex-cabeça de lista do BE, como independente), Clara Vicente e Joaquim Catarrinho.
A campanha eleitoral irá decorrer entre os dias 18 e 25 de março, com o ato eleitoral marcado para 27 de março, segundo estipula a lei e conforme documento publicado pela Comissão Nacional de Eleições.
Segundo resultado do sorteio efetuado, a CDU surgirá em 1º lugar nos boletins de voto, seguida pelo PS e pelo MIUFAC.
NOTÍCIA RELACIONADA:
Autárquicas | Alvega e Concavada com Comissão Administrativa até eleições a 27 de março