O movimento dos “Independentes por Tomar”, liderado por Pedro Marques, ainda não decidiu avançar com uma lista às eleições autárquicas de 1 de outubro, ponderando o apoio à candidatura do Partido Socialista (PS), encabeçada pela atual presidente da câmara, Anabela Freitas.
Nesse sentido, apurou o mediotejo.net, têm decorrido conversações entre estas duas forças políticas sem bem que a integração de membros independentes na lista do PS à câmara municipal seja uma hipótese descartada. O candidato à presidência da assembleia municipal também já foi anunciado e será, novamente, José Pereira.

Contactado pelo mediotejo.net para se pronunciar sobre este cenário, Pedro Marques foi parco em palavras referindo apenas que “nada há em definitivo”. Também Hugo Costa, líder da concelhia do Partido Socialista, remeteu declarações sobre este assunto para mais tarde.
O grupo “Independentes por Tomar” apresentou-se a sufrágio pela primeira vez nas eleições autárquicas de 9 de outubro de 2005. Constituído por Pedro Marques e Rosa Dias, conseguiu eleger dois vereadores para a Câmara de Tomar e quatro deputados para a Assembleia Municipal, passando a ser a segunda força política do concelho, à frente do PS que só conseguiu eleger um vereador. Quatro anos depois manteve os dois mandatos mas nas últimas eleições, o grupo liderado por Pedro Marques só conseguiu eleger um vereador.
Os resultados das eleições autárquicas em 2013, para a Câmara de Tomar, foram os seguintes:
PS – 5479 votos
PSD – 5198
Independentes por Tomar – 3094
CDU – 1827
Mov. Partido da Terra – 1369
Bloco de Esquerda – 585
CDS-PP – 560
Inscritos – 37314
Votantes – 19886
Brancos – 941
Nulos – 833
Foto: Manuel Subtil