Augusto Mourato foi o cabeça de lista da CDU. Foto: CDU

A Coligação Democrática Unitária (CDU) é uma das três candidaturas às eleições intercalares na União de Freguesias de Alvega e Concavada, concelho de Abrantes. Mantendo-se a restante composição da lista bem como as propostas eleitorais, Augusto Mourato é o novo cabeça de lista pela CDU às eleições intercalares de 27 de março, sendo acompanhado pelos candidatos João Farinha, Marta Delgado e Fernando Matos.

A CDU opta por não efetuar nenhuma apresentação pública formal da candidatura, uma vez que tal já sucedeu no período pré-eleitoral, aquando as eleições autárquicas de 2021, mas arranca no sábado, dia 19 de março, com a campanha e contacto com a população onde dará a conhecer as suas propostas para Alvega e Concavada.

A ação contará com presença do deputado do PCP, António Filipe, e arrancará pelas 15h00 na Praça da República, em Alvega.

O candidato à união de freguesias, Augusto Mourato, tem 76 anos, é reformado, sendo natural de Tubaral, freguesia de Alvega.

Foi operário durante toda a sua vida, exercendo a profissão de soldador, tendo sido ainda delegado sindical da CGTP. Trabalhou durante 32 anos na extinta Mague, uma das maiores empresa metalomecânicas do país, em Alverca do Ribatejo.

No ano 2000 regressou às origens e vive em Alvega desde então, tendo já sido eleito pela CDU para a Assembleia de Freguesia de Alvega e Concavada em eleições passadas.

Sob o lema “Futuro de Confiança: Trabalho, Honestidade e Competência” a candidatura apresenta a seguinte lista de candidatos e apoiantes:

1. Augusto de Matos Dias Mourato (Soldador)

2. João Carlos Baltazar Farinha (Administrativo)

3. Marta Alexandra Mourato Delgado (Operadora de Loja)

4. Fernando Alagoa Paulo de Matos (Professor)

5. Paulo José de Oliveira Jacinto (Oficial de Justiça)

6. Liliana Maria Mourato Vicente (Auxiliar de Serviços Gerais)

7. Victor Manuel Gonçalves Barbeita (Estudante)

8. Ana Paula dos Santos Garrinhas Filipe (Auxiliar de Geriatria)

9. Cristina Isabel Pedro Gonçalves

10. Arsénio Garrinhas Filipe (Pedreiro)

11. Sónia Cristina Vicente Gil Marques (Empregada de refeitório)

12. Ricardo Manuel Palma Marques (Empregado Fabril)

13. Francisca Maria Banha Baltazar Lopes (Balconista)

14. Ana Maria Marques Carqueja Simão (Doméstica)

Recorde-se que a União de Freguesias de Alvega e Concavada irá a eleições intercalares no dia 27 de março, estando a ser gerida desde o dia 8 de março por uma Comissão Administrativa.

As eleições intercalares na União de Freguesias de Alvega e Concavada, no concelho de Abrantes, vão ter três candidaturas diferentes, tendo dado entrada no Tribunal de Abrantes candidatura do PS, encabeçada pelo atual presidente, José Felício; da CDU, liderada por Augusto Mourato; e uma terceira denominada MIUFAC (Movimento Independente da União de Freguesias de Alvega e Concavada), encabeçada por António Moutinho, que integra elementos das listas do PSD e do BE que concorreram em setembro de 2021 e cujos partidos abdicaram agora de apresentar candidaturas próprias.

Nas eleições autárquicas de 26 de setembro de 2021, o PS venceu a corrida àquela União de Freguesias do concelho de Abrantes por 23 votos de diferença, elegendo três elementos, tantos quantos o PSD, a segunda força política mais votada, e tantos quantos o BE.

As três propostas apresentadas pelo PS para formação de executivo na União de Freguesias de Alvega e Concavada foram sempre chumbadas por BE e PSD, que acabaram por renunciar.

O PS leva agora a votos a mesma equipa, liderada por José Felício, seguindo-se os nomes de Carlos Francisco, Vera Catarino e Augusto Pires.

A CDU apresenta Augusto Mourato como cabeça de lista, seguindo-se João Farinha, Marta Delgado e Fernando Matos.

O Movimento Independente da União de Freguesias de Alvega e Concavada (MIUFAC) apresenta uma equipa que resulta da fusão das listas do PSD e do BE apresentadas em 2021, tendo como candidato António Moutinho (ex-cabeça de lista do PSD), seguindo-se Eduardo Jorge (ex-cabeça de lista do BE, como independente), Clara Vicente e Joaquim Catarrinho.

A campanha eleitoral irá decorrer entre os dias 18 e 25 de março, com o ato eleitoral marcado para 27 de março, segundo estipula a lei e conforme documento publicado pela Comissão Nacional de Eleições.

Segundo resultado do sorteio efetuado, a CDU surgirá em 1º lugar nos boletins de voto, seguida pelo PS e pelo MIUFAC.

NOTÍCIA RELACIONADA:

Autárquicas | Alvega e Concavada com Comissão Administrativa até eleições a 27 de março

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *