Joel Marques foi reeleito para o cargo de coordenador do Conselho Distrital de Santarém da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias -, este sábado, dia 2, após as votações que tiveram lugar na Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, concelho do Entroncamento. O presidente da Junta de Freguesia de Carregueira, concelho da Chamusca, tomou posse juntamente com os elementos do Conselho Diretivo e da Mesa da Assembleia numa tarde em que a descentralização foi o tema principal dos discursos.
A única candidatura apresentada integrava listas para os dois órgãos, constituídas por autarcas do PS, PSD, CDU e movimentos independentes que se reviram no lema “União e Compromisso” e aceitaram enfrentar os desafios que surgirão no quadriénio 2018-2021. Uma missão assumida por Joel Marques na recandidatura e confirmada na tomada de posse, quando afirmou “o futuro é agora” e destacou a importância das “sinergias” entre as juntas de freguesia e destas com as câmaras municipais e as comunidades intermunicipais.
A intenção de desenvolver um trabalho conjunto com estas entidades foi demonstrada com os convites aceites e as presenças do Secretário Executivo da CIM Médio Tejo, Miguel Pombeiro, e do presidente da CIM da Lezíria do Tejo, Pedro Ribeiro, que apontaram as juntas de freguesia como parceiros fundamentais devido à proximidade privilegiada que têm com as populações.

Ambos partilharam os discursos da tarde com Joel Marques, Ezequiel Estrada, presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima (Entroncamento), Carlos Amaro, vice-presidente da Câmara Municipal do Entroncamento e João Prata, vice-coordenador da ANAFRE, nos quais o tema da descentralização se destacou.
Pedro Ribeiro e João Prata a assumiram uma postura mais crítica, defendendo que o processo terá de ser acompanhado pelo apoio financeiro necessário, de outra forma não resultará. Miguel Pombeiro, por seu lado, partilhou a expetativa de que a “efetivação” decorra neste novo mandato de Joel Marques, não deixando de referir que é necessário ser-se cauteloso.

Outro ponto destacado este sábado foi a necessidade e a importância das freguesias do distrito de Santarém se unirem e integrarem a ANAFRE, que comemora 30 anos em 2019. Neste momento são 98 num universo de 141 e o número de associados tem oscilado, nomeadamente com a descida resultante da reorganização administrativa de 2013 e a subida registada no mandato anterior de Joel Marques.
Desafios assumidos pelo socialista no seu discurso de tomada de posse aos quais se juntam o de trabalhar em prol da qualidade de vida dos fregueses, projetar e dignificar a ANAFRE e o combate aos incêndios florestais. O último tema também foi referido durante a tarde, inclusive na entrevista em direto com o coordenador do Conselho Distrital de Santarém durante a contagem dos votos que lhe renovaram o mandato.
Entrevista a Joel Marques transmitida em direto pelo mediotejo.net
Eleitos do Conselho Distrital de Santarém da ANAFRE para o quadriénio 2018-2021
CONSELHO DIRETIVO
Joel Marques (freguesia de Carregueira – Chamusca)
Bruno Tomás (freguesia de Abrantes e Alferrarede – Abrantes)
Fernanda Cardigo (freguesia de Alpiarça – Alpiarça)
António Morte (freguesia de Santa Maria, Salvador e Santiago – Torres Novas)
Maria de Lurdes Fernandes (freguesia de São Pedro de Tomar– Tomar)
Nuno Azevedo (freguesia de Coruche, Fajarda e Erra – Coruche)
Jorge Rosa (freguesia de Olalhas – Tomar)
suplentes
António Graça (freguesia de Sabacheira – Tomar)
Joaquim Catalão (freguesia de Almeirim – Almeirim)
Carla Gomes (freguesia de Golegã – Golegã)
Rui Maurício (freguesia de São João Baptista – Entroncamento)
MESA DA ASSEMBLEIA
Fátima Machacaz (freguesia de Barrosa – Benavente)
Inês Correia (freguesia de Benavente – Benavente)
José Luís Ramos (freguesia de Bugalhos – Alcanena)
suplentes
Rui André (freguesia de Rio de Moinhos – Abrantes)
João Baptista de Oliveira (freguesia de Glória do Ribatejo e Granho – Salvaterra de Magos)