Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere. Foto: Arlindo Homem

Até 4 de novembro a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere vai proceder à aplicação de produtos fitofarmacêuticos, nomeadamente do herbicida “Premier 45 Envision”, para controlo de ervas daninhas infestantes no núcleo urbano da vila.

A aplicação é feita entre as 8h00 e às 16h00 podendo prolongar-se depois do dia 4 de novembro, consoante as condições atmosféricas.

Para tranquilizar os moradores, a câmara explica que “o produto utilizado é um herbicida sistémico de pós emergência para o combate de infestantes anuais e vivazes. É um herbicida, biodegradável, não residual, seguro para os organismos aquáticos e de baixa perigosidade para as pessoas, animais e ambiente, com classificação Toxicológica, Ecotoxicológica e Ambiental de isento, de acordo com a ficha técnica e certificado de compatibilidade ambiental do produto”.

Não obstante, e por forma a garantir a segurança de todos, a autarquia recomenda o máximo cuidado na utilização do espaço público, designadamente, evitar o contacto com as ervas nas 24 horas posteriores à aplicação e evitar a utilização dos espaços públicos nas seis horas posteriores à aplicação, bem como não permitir a utilização dos espaços públicos a crianças e animais nas 24 horas seguintes.

Em caso de intoxicação, aconselha-se a ligação para o nº 808 250 143 (Centro de Informação Antivenenos – CIAV)

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *