UNIÃO DESPORTIVA ATALAIENSE 3 TRAMAGAL SPORT UNIÃO 2
1ª Jornada – 2ª Divisão Distrital (Série B)
Domingo, dia 9 de outubro 2022
Parque Desportivo Municipal de Atalaia

Foi com um sol escondido e uma temperatura amena – fatores convidativos a uma boa tarde de prática desportiva – que estas duas equipas começaram a medir forças, sendo que a primeira grande oportunidade não tardou a surgir e a favor da equipa da casa. Quando o cronómetro marcava cerca de cinco minutos, Alexandre Rodrigues recebeu um passe a rasgar feito por Rodrigo Lourenço para o lado direito, seguiu isolado e picou a bola. Ainda se gritou golo nas bancadas mas o esférico passou ligeiramente ao lado do alvo.
Com o primeiro aviso dado, a equipa da casa não perdoou mais e chegou mesmo ao primeiro tento do encontro dois minutos depois através de Francisco Atanásio, que com um forte remate de longa distância viu a bola a parar apenas no fundo das redes, naquele que foi um bom golo por parte do jogador da Atalaia.

Pouco depois foi a vez de Rodrigo Lourenço tentar a sua sorte depois de receber a bola à entrada da área, rematando forte, mas o pontapé saiu desenquadrado com a baliza.
Aos 10 minutos de jogo a equipa de Tramagal teve a sua primeira grande oportunidade. Depois de Luís Ferreira receber a bola, seguiu isolado para a baliza e tentou desviar o esférico do guardião atalaiense Carlos Conde, o qual no entanto conseguiu, já em queda, desferir um pequeno mas fulcral toque na bola, suficiente para a desviar da sua trajetória.

Cinco muitos depois, após um passe longo e quando já muitos não acreditavam no seguimento da jogada, Miguel Santos em corrida desmarcou-se e ainda conseguiu alcançar a bola e segurá-la em frente ao guarda-redes do Tramagal, João Serafim, mas acabou por enviar a bola por cima.
A equipa da casa estava a conseguir explorar a profundidade nas costas dos defesas tramagalenses fazendo uso da velocidade superior dos seus atacantes.
As oportunidades para a UDA continuavam a surgir, desta vez por intermédio de um cruzamento tenso e a meia altura de Rodrigo para o coração da área, onde surgiram três companheiros de equipa. Embora os dois primeiros, esticando-se, não tenham conseguido chegar à bola, o terceiro conseguiu, mergulhando, mas a tentativa passou por cima da baliza.

Pouco depois da meia hora de jogo a equipa da casa criou novamente perigo, naquela que foi uma grande oportunidade para Alexandre Rodrigues que, seguindo sozinho em direção à baliza, acabou no entanto por atirar por cima.
O Tramagal Sport União, embora não estivesse a conseguir concretizar o seu jogo da melhor maneira, conseguiu empatar a partida por intermédio de Flávio Calado que, depois de vários ressaltos dentro da área, viu a bola chegar-lhe aos pés, pelo que estando de costas, o jogador tramagalense introduziu-a na baliza através de um toque de calcanhar. A equipa da casa reclamou por fora de jogo, e Flávio Calado e o guarda-redes Carlos Conde viram ambos a cartolina amarela pela disputa pela posse da bola depois do golo.

A UDA esteve novamente perto de se colocar em vantagem com uma bola que seguiu rasteira até ao segundo poste, mas o jogador atalaiense não conseguiu chegar a tempo de encostar. Antes do fim da primeira parte ainda houve tempo para nova jogada da equipa da casa, com Rodrigo Lourenço a cruzar para o lado contrário à procura de Francisco Atanásio, o qual respondeu com um cabeceamento que passou por cima do guarda-redes e embateu no travessão. A jogada, no entanto, foi anulada por fora de jogo.
A segunda parte retomou como acabou a primeira, com uma oportunidade para a equipa da casa. Rodrigo Lourenço – capitão e peça importante no jogo da UDA – fez um passe a rasgar a defesa tramagalense o qual foi recebido em velocidade por Alexandre Rodrigues que tentou picar a bola por cima de João Serafim. Valeu a saída atenta do guarda-redes que ainda conseguiu desviar a bola com a mão, evitando males maiores.

Aos 56 minutos Rodrigo Lourenço, na conversão de um livre no lado direito, rematou para o primeiro poste, o companheiro de equipa Miguel Santos também ainda se fez à bola, mas o esférico foi agarrado de forma segura pelo guardião do Tramagal.
A equipa atalaiense ainda se viu a braços com uma situação de aperto após uma gafe do seu guarda-redes que, demorando para bater a bola, acabou por chutar contra Gonçalo Grilo, que se colocou à frente da bola. No ressalto que se seguiu, no entanto, o guarda-redes completou com um corte de cabeça enquanto Gonçalo Grilo tentou lá chegar com o pé, acabando por fazer falta e ver o cartão amarelo.

O Tramagal entrou melhor na segunda parte da partida, com a equipa mais coesa, e conseguiu mesmo dar a volta ao marcador por intermédio de uma grande penalidade.
Com um jogador tramagalense a seguir isolado para a baliza da equipa da casa, Carlos Conde saiu dos postes e lançou-se para o chão à procura de agarrar a bola. O atacante do Tramagal, no entanto, desviou a bola ligeiramente e foi derrubado, o que valeu o apito do árbitro a assinalar grande penalidade.
Chamado a converter o penalti, Flávio Calado não tremeu e bisou, colocando o TSU na frente do marcador.

A equipa visitante teve nova oportunidade pouco depois, na sequência de um canto batido a dois tempos, onde um jogador tramagalense cabeceou forte de cima para baixo, valendo à equipa da casa o corte providencial com o pé que um dos seus jogadores fez já perto da linha de golo.
Perto dos 80 minutos a UDA conseguiu restabelecer novamente a igualdade. Depois de uma bola bombeada para a grande área do Tramagal e de uma saída em falso do seu guarda-redes, Miguel Santos fez uso da sua altura e cabeceou de costas para a baliza. A bola passou por cima do guarda-redes e só acabou no fundo das redes.

O TSU não baixou os braços e pouco depois beneficiou de nova oportunidade através de um canto batido a meia altura para o 1º poste, onde surgiu um jogador a baixar-se e a cabecear à malha lateral.
O jogo encontrava-se mais acérrimo por esta altura, com ambas as equipas a quererem conquistar os três pontos na jornada inaugural, e Miguel Santos esteve perto de marcar depois de uma bola ter sido colocada rasteira na linha direita.
Miguel Santos arrancou e quase chegou à bola, mas um defesa foi mais rápido e cortou para canto.

Mas na sequência do canto Miguel Santos conseguiria mesmo chegar ao bis. Novamente fazendo uso da sua altura, cabeceou a bola e esta foi embater no poste e terminar no fundo da baliza do Tramagal. A equipa da casa estava novamente na frente do marcador.
Um balde de água fria para os jogadores do clube da borboleta que, no entanto, não refreou a vontade de pelo menos levar um ponto para casa. Prova disso foi o remate forte de Luís Ferreira que esbarrou em cheio no travessão para desespero dos adeptos tramagalenses que se deslocaram até ao Parque Desportivo Municipal de Atalaia.

Ficou assim estabelecido o resultado final de 3-2 para a equipa da casa, que conquistou os três pontos ao conseguir vencer na jornada inaugural, tal como o fizeram o UD Vilarense, CP Pego, e CA Riachense. Arbitragem segura e sem problemas. Pode consultar todos os resultados AQUI.
Ficha do Jogo:
UNIÃO DESPORTIVA ATALAIENSE
Carlos Conde, Alexandre Rodrigues, Carlos Paixão, Diogo Ruas, Francisco Atanásio, João Martinho, Luís Garcia, Micael, Miguel Santos, Rodrigo Lourenço, Tiago Marques
Suplentes: Vasco Santos, Bernardo David, Paulo Campos, Pedro Fernandes, Micael Correira
Treinador: João Paulo

TRAMAGAL SPORT UNIÃO
João Serafim, José Garcia, Francisco Oliveira, André Milagaia, Daniel Jesus, Diogo Rocha, Miguel Silva, Jota, Luís Ferreira, Flávio, Gonçalo Grilo
Suplentes: David, Tonicha, Pisco, Bernardo, Xavi, Tiago
Treinador: Wilson Leite

GOLOS: Miguel Santos [2], Francisco Atanásio [1] (Atalaiense) / Flávio Calado [2] (Tramagal)
EQUIPA DE ARBITRAGEM:
Rui Ferreira, Ana Baptista, Adelino Dias

Como habitualmente fomos escutar os responsáveis técnicos de ambas as equipas:
JOÃO PAULO (Atalaiense):

WILSON LEITE (Tramagal)
