Estratégia TAGUS 2027 – Valorizar o Ribatejo Interior foi aprovada por unanimidade pelos parceiros. Foto: Tagus

Sob o mote “Ribatejo Interior – Um território com identidade para Viver, Trabalhar, Visitar e Investir”, a associação Tagus já definiu a Estratégia de Desenvolvimento Local até 2027 para os concelhos de Abrantes, Constância e Sardoal, num plano que assenta em quatro eixos temáticos.

O plano estratégico para o próximo quadro comunitário – “Tagus 2027 – Valorizar o Ribatejo Interior” -, foi apresentado este mês de agosto aos 50 parceiros territoriais representativos da aplicação das políticas de desenvolvimento e dos setores agrícola, florestal, agroalimentar, turístico, cultural e do património, social, industrial, entre outros.

Antes da aprovação das linhas principais da Estratégia, foi ainda assinado o acordo de parceria que permite que estes agentes de Abrantes, Constância e Sardoal tenham uma voz ativa na EDL, permitindo identificar oportunidades de desenvolvimento dos seus territórios e monitorizando a aplicação da Estratégia.

Com o mote “Ribatejo Interior – Um território com identidade para Viver, Trabalhar, Visitar e Investir”, a parceria pretende um “território integrado, coeso e inclusivo, capaz de superar assimetrias geográficas e sociais, e de responder aos desafios do desenvolvimento económico sustentável, das alterações climáticas, da qualificação digital, da gestão dos recursos naturais e humanos e da eficiência energética”.

A Estratégia de Desenvolvimento Local da Tagus resulta de um conjunto de ações em que se têm ouvido a população e diversos atores do território, focando-se em 4 eixos temáticos:

  • Desenvolvimento Económico, Digitalização, Inovação e Qualificação
  • Alterações Climáticas e Sustentabilidade de Recursos
  • Qualidade de Vida, Inclusão e Inovação Social
  • Coesão interna, Competitividade Externa, Dinamização e Cooperação em Rede

A operacionalização do Desenvolvimento Local de Base Comunitária é concretizada através de duas fases distintas, sendo esta a primeira, que se consubstancia na qualificação das parcerias e submissão de uma macro estratégia de desenvolvimento local para o território.

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior é entidade gestora das parcerias no âmbito do programa LEADER, desde 1994.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *