Todos os anos, por esta ocasião, a freguesia de Bemposta fervilha de cor. As ruas enfeitadas, as janelas das casas com mantas e colchas estendidas, flores de papel ou plástico colorido decoram as paredes exteriores, os muros, e as pessoas convivem nos cafés, nas praças. Apesar do cenário pandémico perdurar, este ano as festividades voltam a sair à rua.
É o momento de rever familiares, amigos, caminhar para a igreja de onde, após a missa, sai a procissão em honra da Nossa Senhora do Rosário.
Durante quatro dias decorrem festividades em Bemposta – com programa religioso na quinta-feira da Ascensão, estando a Missa Solene marcada para as 15h00, seguida de procissão. Às 9h00 decorre o tradicional peditório pelas ruas da aldeia, com acompanhamento da Banda da Academia de Música Salvaterrense. Às 19h00 há baile com Marco Morgado.
Na sexta-feira, dia 27, além de poder almoçar na festa, pode comprar uma rifa na quermesse que abre às 17h00. A noite tem baile com popular Élsio Nunes e concerto com a banda Declínios.
O sábado arranca com desporto, com jogo de futebol pela manhã com antigas glórias, zumba às 16h00, e à noite novamente baile, com a banda Som Jovem e um DJ. No domingo também se pode almoçar na festa, a partir das 12h00. Além do prato do dia, há frango assado e petiscos todos os dias.
