Procissão na Bemposta, em Abrantes, na Quinta-Feira de Ascensão. Fotografia: mediotejo.net

A quinta-feira da Ascensão é feriado em muitos municípios portugueses. Não é o caso de Abrantes, que celebra o seu feriado municipal a 14 de junho – no entanto, em Bemposta, o dia da Ascensão, não sendo feriado, é como se fosse. Este ano as festividades decorrem de 18 a 21 de maio, para evocar o Dia da Espiga e as tradições ligadas ao amanho da terra, numa manifestação popular muito enraizada nesta aldeia do concelho de Abrantes.

Todos os anos, por esta ocasião, a freguesia de Bemposta fervilha de cor. As ruas enfeitadas, as janelas das casas com mantas e colchas estendidas, flores de papel colorido decoram as paredes exteriores, os muros, e as pessoas convivem nos cafés, nas praças.

É o momento de rever familiares, amigos, caminhar para a igreja de onde, após a missa, sai a procissão em honra da Nossa Senhora do Rosário, na ‘Bemposta Linda Flor!’. Uma festividade que também premeia a rua mais embelezada.

Nossa Senhora do Rosário. Foto: mediotejo.net

Durante quatro dias decorrem as festividades em Bemposta – com o programa religioso a decorrer esta quinta-feira da Ascensão, estando a Missa Solene marcada para as 15h00, seguida de procissão. Às 9h00 decorre o tradicional peditório pelas ruas da aldeia, com acompanhamento da Banda Operária Torrejana. Sendo que pode ir almoçar à festa a partir do meio dia, feijoada é o prato do dia. A quermesse abre às 17h30 e às 21h00 atua a banda FH5.

Na sexta-feira, dia 19, além de poder novamente almoçar na festa, desta vez carne de porco à alentejana, pode comprar uma rifa na quermesse que abre às 18h30. À noite há concerto com a banda ÀPart.

O sábado arranca com desporto, com jogo de futebol pela manhã com antigas glórias. O almoço é servido à hora dos costume constando da ementa sopa da pedra e bacalhau com natas. Abertura da quermesse às 18h30, e à noite novamente música desta vez com a banda RH+.

No domingo também se pode almoçar na festa, a partir das 12h00. Além do prato do dia, há frango assado e petiscos todos os dias. Às 19h00 atua Mister Paulo e pelas 22h30 é a vez de Emanuel Moura subir ao palco.

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *