No Largo da Câmara, Praça Raimundo Soares, reuniu-se a comitiva sem grande protocolo, com o executivo municipal junto ao chafariz, obra de Óscar Guimarães, para proceder ao discurso de abertura das Festas. Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, fez juntar-se ao executivo os chefes de divisão, técnicos e colaboradores da autarquia e desde logo aludiu aos últimos dois anos de uma comunidade afetada pela pandemia, com consequências para as instituições, cidadãos e famílias.
“Estávamos todos numa situação angustiante, difícil. Faz hoje dois anos que tomámos iniciativa de transformar o Hospital de referência covid”, disse, relembrando tempos “muito duros”.
“Hoje sente-se também aqui a esperança de que as coisas mudem, têm vindo a mudar de forma significativa nos últimos tempos, mas ainda há algum trabalho para fazer e cuidados a ter em consideração de acordo com as orientações da DGS”, prosseguiu.

Voltando “à vida” com estas Festas de Abrantes enquanto símbolo disso mesmo, segundo o edil abrantino, as expetativas são que tudo corra bem.
“Tenho procurado a união dos abrantinos, das freguesias, esta tem que ser uma ideia colocada na cabeça dos abrantinos: estas são as Festas de Abrantes e é evidente que são as festas da cidade, mas também são as festas de um concelho enorme como nosso. Precisamos cada vez mais de estar próximos e juntos”, afirmou, referindo que a pandemia trouxe algumas aprendizagens, nomeadamente a importância da proximidade social e institucional.
O presidente de Câmara desejou umas “excelentes festas” a todos, desejando que “estejamos todos unidos”, e ainda arrancou gargalhadas e quando aconselhou que, “nas coisas que não corram tão bem ponham gelo, porque está muito calor. Valorizemos aquilo que é bem feito em Abrantes. Viva os Abrantinos!”, concluiu.
Abertas oficialmente as festas – ainda que em gestos de grande proximidade e informalidade num contacto chegado à população e expositores e restantes envolvidos – começou a arruada, percorrendo todas as ruas e praças centrais, com o presidente e cumprimentar efusivamente com abraços, apertos de mão e muitas fotografias de grupo com lojistas, cidadãos e crianças junto das montras e ruas floridas. A boa disposição e alegria eram notórias em toda a comitiva integrada por edilidades, representantes de instituições e associações e forças de segurança.

Manuel Jorge Valamatos foi-se fazendo acompanhar pela nova mascote dos Serviços Municipalizados de Abrantes (SMA), o SMART. Será responsável pela sensibilização junto das crianças e jovens, pelo impacto visual da mascote de pelúcia azul celeste e com mangas azuis e verdes, a representar a preocupação com a água e o ambiente, e a importância da sustentabilidade ambiental.
Neste sentido, durante as Festas de Abrantes 2022, irão existir pontos de água da torneira ao longo de todo o recinto para as pessoas poderem beber água e lavar os copos reutilizáveis, copos temáticos e personalizados que deverão ser reutilizados para consumo de qualquer tipo de bebidas e com marcação de diferentes medidas, evitando o gasto de milhares de copos de plástico descartáveis que se verifica neste tipo de eventos.
Os copos reutilizáveis, com a inscrição “Sempre à Nossa!”, poderão ser adquiridos no Secretariado (localizado no Praça Barão da Batalha), apelando a autarquia para que todos possam reutilizar os copos adquiridos nos locais de consumo de bebida e comida.
A festa, que teve um investimento de cerca de 300 mil euros, é composta por nove tasquinhas de associações e clubes do concelho, contando ainda com o envolvimento de quatro associações juvenis no Palco Jovem, 25 barraquinhas de artesanato e oito doceiros no Espaço Abrantes + Doce, no Mercado Municipal. Vão decorrer oito degustações no Espaço #VisitAbrantes além de 12 iniciativas desportivas.
Com um cartaz que pretende atrair várias gerações, as Festas de Abrantes 2022 abriram com um concerto no Hipódromo dos Mourões, no Rossio ao Sul do Tejo, com Rita Guerra e Héber Marques, acompanhados pela Orquestra Ibérica e pela International Voices Ensemble, num espetáculo de dimensão internacional, inédito e com um espetáculo majestoso de fogo-de-artifício perante centenas de famílias dispersas por toda a zona desde a tenda ao relvado do hipódromo, e até a partir do polidesportivo, num patamar superior.
Será no Largo 1º de Maio, em Abrantes, que irão acontecer os principais concertos do programa das Festas de Abrantes deste ano, por onde passarão nomes como Bárbara Bandeira, José Cid, Luís Trigacheiro, Mickael Carreira, HotPlay – tributo a Coldplay e Os Quatro e Meia.
Entre as novidades deste ano está o regresso das Marchas Populares que irão subir ao Palco Tradições no dia 12 de junho, momento de importância na promoção das tradições e da cultura da região e do país. Participarão a Marcha do Centro de Dia de Rio de Moinhos, a Marcha da Companhia dos Alegres do Pego e a Marcha da Associação de Reformados do Tramagal – ARTRAM.
Já o Palco Tradições, situado na Praça Barão da Batalha, será o espaço de valorização tradicional por onde irão passar projetos etnográficos, grupos de cantares, bandas e ranchos folclóricos, enquanto o artesanato estará espalhado pelas ruas e largos da cidade, em barraquinhas, numa lógica de circulação permanente.
A Praça Raimundo Soares vai acolher o Palco Jovem, com um programa pensado para todos os públicos e gerações, onde os talentos e as produções locais têm lugar assegurado e a atuação de vários DJs. E vamos ter a presença de 4 associações juvenis no espaço do Palco Jovem.
No Jardim da República, as tasquinhas gastronómicas dinamizadas pelas associações concelhias, estarão junto ao Palco Tasquinhas onde haverá música e arraial popular, num cartaz musical paralelo.
O Espaço Família, localizado no Jardim da ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, vai ter um conjunto de atividades de animação para os mais novos, destacando-se a colaboração do Grupo de Teatro Palha de Abrantes e do Curso Básico de Dança da Escola Dr. Manuel Fernandes, a par de iniciativas itinerantes pelas ruas e praças da cidade.
Outra das novidades é o Espaço VisitAbrantes, localizado no edifício do Espaço Jovem, no Largo Ramiro Guedes (Centro Histórico), que servirá de local de promoção e valorização da oferta turística de Abrantes, com oficinas e momentos de degustação. Também será espaço de divulgação da plataforma digital Abrantes 360, com apresentação dos diferentes serviços que disponibiliza aos munícipes.
No piso -2 do Mercado Municipal de Abrantes estarão os doceiros do concelho, no Espaço Abrantes + Doce, que estará a promover a XX Feira Nacional de Doçaria Tradicional e que conta com a participação de Colmeicentro (Abrantes); D´Ana Doçaria Regional (Alferrarede); José César (Pego); Made by Delícias d´Maria; O Folar (Tramagal); Pastelaria Tágide Gourmet (Rossio ao Sul do Tejo); Sabores do Ti Pereira (Abrantes) e Sonhos Doces (Tramagal).
As atividades desportivas serão também uma presença constante nas Festas de Abrantes 2022 que se irão realizar em diferentes espaços e zonas do nosso concelho, em distintas modalidades desde o padel, voleibol de praia, canoagem, pesca, futebol de rua, carrinhos de rolamentos, Downhill e show motorizado.
As Festas de Abantes 2022 receberam um selo de Ecoevento sendo que contará pela primeira vez com a promoção e venda de copos reutilizáveis. As iniciativas de consciencialização ambiental também integram o evento, estando programadas para os vários dias, numa parceria com a Valnor.
Consulte o programa completo

Notícia relacionada