GIPS da GNR. Foto: mediotejo.net

O Conselho de Ministros aprovou a criação da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR, que passa a integrar os atuais GIPS, assim como o estatuto da carreira de guarda-florestal.

“Esta unidade visa dar o enquadramento adequado na orgânica da GNR ao crescimento feito este ano do GIPS (Grupos de Intervenção, Proteção e Socorro), que mais do que duplicaram a sua dimensão e capacidade de resposta e, por isso, passam a ter, no âmbito da orgânica interna da GNR, uma estrutura adequada”, afirmou o ministro da Administração Interna.

Na conferência final após a reunião do Conselho de Ministros, que decorreu na quinta-feira na Tapada de Mafra, Eduardo Cabrita sustentou também que a aprovação hoje do estatuto e carreira da Guarda Florestal permitirá concretizar “a anunciada contratação de 200 novos guardas florestais”.

“Os guardas florestais irão renascer, serão um parceiro fundamental dos responsáveis pela política florestal, designadamente do Ministério da Agricultura”, vincou o ministro.

Ainda sobre a nova unidade especial da GNR, o comunicado do Conselho de Ministros especifica que aquela terá “responsabilidades no âmbito da execução de ações de prevenção e de intervenção em situações de acidente grave e catástrofe, designadamente nas ocorrências de incêndios rurais, de matérias perigosas, de cheias, de sismos, de busca, resgate e salvamento em diferentes ambientes, bem como em outras situações de emergência de proteção e socorro, incluindo a inspeção judiciária em meio aquático e subaquático”.

O Governo referiu que as medidas tomadas no Conselho de Ministros “tomam por base as conclusões e recomendações” dos relatórios produzidos pela Comissão Técnica Independente (CTI) aos incêndios de 2017.

Agência de Notícias de Portugal

Entre na conversa

1 Comment

  1. O Conselho de Ministros aprovou a cria o da Unidade de Emerg ncia de Protec o e Socorro da GNR, que passa a integrar os actuais GIPS, assim como o estatuto da carreira de guarda-florestal. “Esta unidade visa dar o enquadramento adequado na org nica da GNR ao crescimento feito este ano do GIPS (Grupos de Interven o, Protec o e Socorro), que mais do que duplicaram a sua dimens o e capacidade de resposta e, por isso, passam a ter, no mbito da org nica interna da GNR, uma estrutura adequada”, afirmou o ministro da Administra o Interna.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *