Bênção do Gado de Riachos (Torres Novas) de 2016. Foto arquivo: mediotejo.net

Depois de confirmado o regresso da tradicional Festa da Bênção do Gado em 2022 ao fim de dois anos de adiamento, o arranque oficial da festa está agora marcado para domingo, 1 de maio, dia em que será feita a apresentação pública da festividade que vai decorrer de 22 de julho a 1 de agosto, em Riachos, concelho de Torres Novas.

Segundo o programa previsto para domingo, às 10h00 a população é convidada a assistir à representação de vivências diversas alusivas ao início do século XX (entre a Igreja Paroquial de Riachos e o Largo da Igreja Velha), sendo que às 10h30 está agendada uma missa na Igreja Paroquial de Riachos.

Depois de um cortejo, com início às 12h00, e que vai desde a Igreja Paroquial até ao Largo da Igreja Velha, será tempo de repor energias com um almoço convívio, a decorrer junto à Casa do Povo, às 13h00.

A apresentação pública da Festa da Bênção do Gado 2022 está marcada para as 14h00 no Largo da Igreja Velha.

Organizada de quatro em quatro anos, a Bênção do Gado chegou a estar agendada para 2020 tendo sido adiada devido aos constrangimentos da pandemia. Entretanto figurou entre os finalistas do programa 7 Maravilhas da Cultura Popular, não tendo chegado a alcançar o pódio vencedor.

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.