António Costa assinala em Tramagal início de produção de eCanter 100% elétrico. Foto: CMA

“Quero felicitar a Fuso Canter por estes dois momentos muito importantes, por um lado a produção de 250 mil viaturas e, por outro lado, assinalarem este momento com a produção de uma nova viatura, 100% elétrica, e em que a fábrica do Tramagal vai ser o local de produção para toda a Europa do eCanter 100% elétrico”, afirmou António Costa, tendo feito notar a necessidade de responder aos desafios das alterações climáticas e da transição energética.

Fábrica da MFTE produz o eCanter 100% elétrico para toda a Europa. Foto: mediotejo.net

O primeiro-ministro lembrou que “70%, das emissões de carbono” resultam da mobilidade, sendo que o “setor da indústria automóvel é da maior importância e é decisivo” para que, tal como acontece agora no Tramagal, o país se adapte “aos novos desafios (…)”.

António Costa assinala em Tramagal início de produção de eCanter 100% elétrico. Foto: MFTE

“Para atingirmos a neutralidade carbónica em 2050 não basta esperarmos que o tempo passe, é preciso tomarmos hoje as decisões e fazer hoje o que é necessário para que as nossas sociedades sejam neutrais em carbono em 2050”, afirmou Costa, tendo sublinhado que hoje, em Tramagal, é dado “um passo da maior importância para esse objetivo”, ao começar-se “a produzir o primeiro eCanter 100% elétrico”.

VIDEO/REPORTAGEM:

YouTube video

A fábrica da Mitsubishi Fuso é a unidade central de produção da FUSO, na Europa, produzindo todos os modelos Canters e eCanters para o mercado europeu.

O novo eCanter terá apenas dois centros de produção a nível mundial, a fábrica do Tramagal e a de Kawasaki, no Japão, tendo o governante marcado presença no momento em que a fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) assinalou a meta de produção de 250 mil veículos Canter, modelo fabricado desde 1980 naquela unidade fabril, dia que marcou também o início da produção da nova geração da Fuso eCanter.

“São dois momentos históricos, muito importantes, e que mostram bem todo o potencial desta unidade fabril”, relevou António Costa, tendo destacado a “longa tradição de colaboração na área industrial entre Portugal e a Alemanha e a industrial automóvel japonesa”.

António Costa assinala em Tramagal início de produção de eCanter 100% elétrico. Foto: mediotejo.net

O programa do evento contemplou uma visita à fábrica e à unidade de produção do eCanter, e contou com a presença e intervenções de Karl Deppen, CEO da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC), de Arne Barden, CEO da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE), do primeiro-ministro António Costa, e do secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio.

A fábrica de Tramagal emprega, atualmente, 530 trabalhadores, de sete nações diferentes, assumindo-se como a maior empregadora da região.

A partir de Portugal, os veículos produzidos viajam até 32 países europeus, assim como para Marrocos, sendo a Mitsubishi FUSO Truck Europe o terceiro maior fabricante de veículos automóveis a nível nacional.

A Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) fechou o ano de 2022 com uma produção de 10.890 unidades dos modelos Canter e eCanter, e uma faturação de 270 milhões de euros.

António Costa assinala em Tramagal início de produção de eCanter 100% elétrico. Foto: MFTE

De Tramagal para o mundo – FUSO assinala produção do novo eCanter

Mais potente, mais eficiente, com mais alcance e com uma grande variedade de aplicações. Assim se caracteriza a essência do novo eCanter da FUSO. Após a sua estreia europeia na IAA Transportation, em Hannover (Alemanha), em setembro de 2022, a FUSO – subsidiária da Daimler Truck – celebra, agora, o início da produção do camião ligeiro totalmente elétrico, em Portugal.

O evento contemplou uma visita à fábrica e à unidade de produção do eCanter, bem como a intervenção de Arne Barden, CEO da MFTE, que anunciou um marco impressionante para a fábrica: a produção de 250 mil unidades do modelo FUSO Canter, no Tramagal, desde o início do seu fabrico, em 1980. No total, foram cinco as gerações de Canter produzidas em solo nacional para o mercado europeu.

Arne Barden aproveitou a presença do primeiro-ministro para lembrar a necessidade da ligação do Tramagal à A23, tendo apelado ao governante para a construção da nova ponte sobre o Tejo, há muitos anos sinalizada e reivindicada por população e autarcas e também prometida pelos sucessivos governos. Na sua intervenção, António Costa não respondeu ao apelo do presidente da MFTE.

António Costa ao volante de um eCanter 100% elétrico. Foto: MFTE

Próxima geração do eCanter a caminho de um transporte sustentável

Desde o lançamento do eCanter, em 2017, a FUSO tem sido considerada pioneira e líder no desenvolvimento de camiões elétricos e tem trabalhado, de forma consistente, na implementação de soluções de transporte sustentáveis. Caracterizado como o “transporte sustentável do futuro”, a produção do eCanter apresenta o selo Made in Europe e destaca-se pela preocupação com a sustentabilidade e os fatores ambientais.

Karl Deppen, CEO da Daimler Truck Asia, esteve, também, presente no evento e reforçou a preocupação da empresa com as causas ambientais: “Na Daimler Truck, estamos totalmente empenhados em cumprir o Acordo Climático de Paris e queremos fazer do transporte sustentável um sucesso. Até 2039, o nosso objetivo é oferecer aos nossos principais mercados globais veículos sem emissão de CO2, pelo que estou extremamente satisfeito com o início da produção do nosso novo eCanter aqui no Tramagal. Estamos a dar um passo importante em direção a um transporte neutro em carbono.”

Neste momento, já existem mais de 550 FUSO eCanter em operação diária, com clientes na Europa, Japão e Estados Unidos, bem como na Austrália e Nova Zelândia. A distância total percorrida pela frota global de eCanter, em modo totalmente elétrico, ou seja, sem emissões locais, é de cerca de oito milhões de quilómetros, o equivalente a cerca de 200 circunavegações ao mundo. A próxima geração eCanter pretende, agora, levar esta história de sucesso a um novo nível.

Apresentação do novo eCanter decorreu na fábrica da MFTE em Tramagal. Foto: mediotejo.net

Refira-se, ainda, que a produção do camião ligeiro elétrico já começou no primeiro trimestre deste ano, na fábrica irmã, em Kawasaki, no Japão. A Kawasaki fornece o FUSO eCanter no Japão, bem como em todos os outros mercados não europeus a nível mundial.

Na Europa, as vendas do FUSO eCanter terão início em 13 mercados (França, Espanha, Portugal, Itália, Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Áustria, Suíça, Bélgica, República Checa, Dinamarca e Suécia).

Mais variantes de eCanter para uma maior flexibilidade

De modo a satisfazer ainda mais as necessidades dos seus clientes, a FUSO efetuou vários ajustes ao Next Generation eCanter. Enquanto o anterior eCanter estava apenas disponível no modelo de 7,49 toneladas e com uma distância entre eixos de 3.400 milímetros, os clientes têm, agora, à escolha, seis distâncias entre eixos: entre 2.500 e 4.750 milímetros e um peso bruto permitido de 4,25 a 8,55 toneladas. Já a capacidade de carga do chassis é de até cinco toneladas.

O Next Generation eCanter é alimentado por um motor elétrico de 110 kW (variantes com um peso bruto de 4,25 e seis toneladas) ou 129 kW (variantes com um peso bruto de 7,49 e 8,55 toneladas) com uma transmissão otimizada e 430 Nm de binário. A velocidade máxima é de 89 km/h.

Mediante a distância entre eixos, estão disponíveis três packs de baterias distintas: S, M e L. As baterias utilizam a tecnologia de células de fosfato, de ferro e lítio (LFP) e caracterizam-se, sobretudo, por uma vida útil mais longa e mais energia utilizável. O conjunto de baterias da variante S tem uma capacidade nominal de 41 kWh e permite uma autonomia de até 70 quilómetros. Já na variante M, a capacidade nominal é de 83 kWh e a autonomia é de até 140 quilómetros. Finalmente, a variante L apresenta-se como o pacote mais potente, oferecendo uma capacidade nominal de 124 kWh e uma autonomia de até 200 quilómetros.

António Costa assinala em Tramagal início de produção de eCanter 100% elétrico. Foto: mediotejo.net

Destaque-se que a autonomia oferecida pelo novo eCanter é superior à distância normalmente percorrida por dia no tráfego de distribuição ligeira. A recuperação pode aumentar ainda mais a autonomia, o que, ao mesmo tempo, minimiza as pausas para carregamento. Em comparação, até agora, o eCanter apenas dispunha de uma opção de bateria com uma capacidade nominal de 81 kWh e uma autonomia de até 100 quilómetros.

No que diz respeito ao carregamento da bateria, o novo eCanter é compatível com todas as tensões principais. A unidade de carregamento suporta o carregamento com corrente alternada (AC) e corrente contínua (DC). O Sistema de Carregamento Combinado (CCS) é o padrão de carregamento e é possível carregar até 104 kW. O carregamento rápido DC de 20 a 80 por cento da capacidade é possível em aproximadamente 24 (S), 26 (M) e 39 (L) minutos, dependendo da bateria. Já o carregamento AC (11 e 22 kW) demora cerca de quatro a seis horas, dependendo da bateria.

António Costa de visita à fábrica da MFTE em Tramagal. Foto: mediotejo.net

Fábrica da MFTE no Tramagal é pioneira em fatores de sustentabilidade

Como parte da sua estratégia ecológica global, a fábrica da MFTE, no Tramagal, já reduziu com sucesso as suas emissões de CO2 numa base gradual ao longo dos últimos anos, tendo sido implementada a neutralidade total de CO2 na produção, no final do ano passado. Para atingir este marco, a MFTE tem expandido continuamente a utilização de fontes de energia renováveis e completado a conversão para fontes de energia ecológicas. Existem 1.200 painéis solares nos telhados dos pavilhões, que produzem até 350 megawatts por ano. Os objetivos futuros são produzir até 600 megawatts de eletricidade. Para além da expansão das instalações solares, a fábrica está, também, a testar tecnologias para a produção local de hidrogénio verde.

A redução do consumo de água é outra questão de sustentabilidade em que a fábrica está a concentrar esforços. A nova estação de tratamento de água já trata mais de 60 por cento da água do processo e devolve-a ao ciclo de produção. Paralelamente, está a ser desenvolvido um sistema otimizado de recolha de águas pluviais para uma irrigação mais sustentável das áreas verdes.

O Made in Europe para o FUSO eCanter não se refere apenas à montagem do veículo no Tramagal. Mais de 50 por cento dos componentes do novo camião elétrico provêm de mais de 90 fornecedores europeus diferentes. Em linha com a produção do FUSO eCanter totalmente elétrico, a MFTE também tem vindo a converter, sucessivamente, toda a sua frota de logística interna e de armazéns para veículos elétricos, sem emissões locais, desde o ano passado.

c/LUSA

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Entre na conversa

1 Comentário

  1. Os palermas do costume a fazerem-se grandes com as coisas dos outros. Se governassem bem e deixassem de desviar para usufruto dos próprios, se investissem num povo que tem tanto de inteligente como de burro, estaríamos, há muito, a competir em termos tecnológicos com o mundo.
    Vamos batendo palmas, de idiotas para idiotas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *