Festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, Alvega. Foto: mediotejo.net

Depois de um arraial realizado no mês de julho, a suplantar a falta da localmente conhecida “Gastronomia”, Alvega volta a estar em festa naquele que é um dos dois grandes convívios anuais da terra e que acontece este fim de semana, de 25 a 27 de agosto, em honra de Nossa Senhora dos Remédios.

A festa arranca na sexta-feira nesta localidade ribeirinha banhada pelo Tejo, com todos os caminhos a dar à Praça da República. Haverá baile, comes e bebes e ainda a tradicional cerimónia religiosa com procissão no domingo à tarde.

Foto: banda Tens Cóvir, 2022

Este ano volta a caber à Associação de Melhoramentos da Freguesia de Alvega (AMFA) a organização dos festejos anuais, que decorrem até domingo, dia 27, sendo que habitualmente esta festa tem organização partilhada anualmente com a Banda Filarmónica Alveguense – que conta recentemente com nova direção e que está a reerguer-se por estes dias.

A festa tem cariz religioso, sendo em honra de Nossa Senhora dos Remédios, marcando também o regresso de muitos filhos da terra, fazendo-se do reencontro entre emigrantes, amigos e familiares que voltam às suas origens para matar saudades dos entes queridos, dos usos e costumes e cumprir com a tradição.

Um dos momentos da tarde de domingo, após a missa e procissão, é o tradicional leilão de fogaças com produtos doados pelos moradores das diversas aldeias. Foto: AMFA, 2022

Esta sexta-feira o recinto abre com o serviço de jantares, seguindo-se pelas 22h00 a primeira noite de animação a cargo da banda abrantina Tens Cóvir.

No sábado sobem ao palco os Street Band e a festa prossegue madrugada dentro com o dj Rasilmar a partir das duas da manhã.

Já na tarde de domingo, pelas 16h00, a comunidade une-se em atos de fé e religiosidade, realizando-se a missa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, seguida de procissão que será acompanhada pela Sociedade de Instrução Musical Rossiense. A partir das 18h00 acontece o tradicional leilão de fogaças, com produtos cedidos pelas diversas aldeias, e que ocorre a favor da Fábrica da Igreja Paroquial de S. Pedro de Alvega. Segue-se a derradeira noite dos festejos, com animação musical a cargo de Luís Henriques.

Todos os dias haverá serviço de bar e jantares, onde não falta o típico frango assado com batata frita, a cerveja fresca, entre outros petiscos e iguarias.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *