O Agrupamento de Escolas de Sardoal, com vários alunos e professores, visitou recentemente a escola Kauhajoen Lukio, em Kauhajoki (Finlândia), no âmbito do programa de mobilidade KA1 Erasmus+ e cujo objetivo principal foi “reforçar a dimensão europeia da aprendizagem entre as escolas participantes e dar contiguidade ao projeto iniciado no ano anterior”.
A visita decorreu entre os dias 13 e 20 de abril, no âmbito do projeto “Sustainable future: North meets South II” e contou com a presença das escolas do AE Sardoal, (Portugal), da escola Gymnasium Hittfeld (Alemanha) e da escola anfitriã de Kauhajoen Lukio (Finlândia). Da comitiva portuguesa fizeram parte quatro professores e oito alunos, todos do ensino secundário, tendo ficado alojados em casas de famílias de acolhimento de estudantes finlandeses.
Do programa de atividades fizeram parte workshops temáticos, visita à escola anfitriã e observação de aulas, passeios diversos na natureza e cidades próximas, atividades desportivas e culturais, sauna e banho num lago gelado.

Na cidade de Kauhajoki, a comitiva Erasmus+ foi recebida na Câmara Municipal, pelo seu presidente, visitou a igreja luterana e o centro cultural, residência secreta do governo finlandês em 1939, aquando da Guerra Soviético-Finlandesa também conhecida como Guerra de Inverno, que ocorreu após a invasão da Polónia pela Alemanha nazi, país com o qual a Finlândia mantinha relações diplomáticas.
Destaque para as visitas a Helsínquia, Vaasa e a aldeia piscatória de Svedjehamn, no arquipélago de Kvarken (mar Báltico), Património Mundial da Humanidade.
Paralelamente, a visita serviu ainda para conhecer o sistema educativo finlandês, promover a inclusão e a diversidade, a sustentabilidade ambiental, a educação artística e a partilha de boas práticas no âmbito do ensino e inovação curricular.


Recorde-se que esta é a segunda vez que o AES visita esta escola finlandesa no âmbito no mesmo projeto, fortalecendo assim, as relações pessoais e profissionais entre as duas instituições de ensino.
Segundo os responsáveis escolares “a viagem representou mais uma experiência intercultural única e inesquecível para todos os participantes, um choque cultural significativo e um salto qualitativo no crescimento pessoal e profissional dos alunos e onde predominou o clima de cooperação e amizade entre todos”.
