Os alunos Tomás Vicente, Angélica Serras, Manuel Alves e Nair Grilo, estudantes da Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes, apresentaram o projeto “Horta4You”, uma proposta para criação e montagem de kits de horta nas escolas. O projeto foi o vencedor nacional na Categoria Secundário da segunda edição do concurso de ideias Startup Zero.
Trata-se de kits auto-irrigáveis, com compostor, feitos a partir de materiais reciclados, reutilizáveis e biodegradáveis, que requerem pouco espaço e manutenção. A proposta apresentada pelos alunos visa fornecer “um método fácil, acessível e a baixo custo para as escolas cultivarem os seus próprios vegetais, enquanto aplicam e divulgam os conceitos de economia circular e sustentabilidade, promovendo também educação ambiental junto de toda a comunidade escolar, principalmente os mais jovens, permitindo que desenvolvam hábitos saudáveis.
O prémio foi entregue na passada semana, em São João da Madeira, durante o TECNET byte, evento de encerramento do projeto STARTUP ZERO, numa parceria com entidades do sistema científico e tecnológico nacional, entre as quais o TAGUSVALLEY – Parque de Ciência e Tecnologia de Abrantes.
O STARTUP ZERO pretende contribuir para a capacitação e mobilização dos cidadãos e empresas em todo o território nacional através da disseminação das suas ferramentas e atividades, cumprindo uma das condições de concretização do potencial de transição para a economia circular e resposta aos desafios societais perfilados.