A associação cultural Além Mundus vai apresentar oficialmente a programação da terceira edição da Festa do Futuro no próximo domingo, dia 19 de julho, durante uma caminhada interpretativa pelas Conheiras da Matagosa, no concelho de Abrantes.
A iniciativa, de participação gratuita, convida os participantes a descobrir um dos mais importantes testemunhos da exploração mineira romana da região, ao mesmo tempo que dá a conhecer as propostas do festival comunitário, marcado para os dias 1 e 2 de agosto, na aldeia do Souto.
Sob o mote “Conheiras: Onde as estórias valem ouro”, o percurso será orientado por Filomena Gaspar e levará os participantes a conhecer uma paisagem profundamente marcada pela extração de ouro durante o período romano.
Com início marcado para as 08h30, junto ao Largo da Igreja da Matagosa, a caminhada terá cerca de três quilómetros, dificuldade média/baixa, duração aproximada de duas horas e percurso circular, estando aberta a todas as pessoas mediante participação gratuita.
Segundo a organização, as Conheiras constituem um dos testemunhos mais expressivos da exploração de ouro aluvionar que, há cerca de dois mil anos, transformou a paisagem do norte do concelho de Abrantes. A presença romana é particularmente visível nesta zona, embora existam vestígios arqueológicos que apontam para ocupação humana ainda anterior, junto à Ribeira de Codes.

Ao longo do percurso, os participantes serão convidados a compreender de que forma os romanos moldaram o território através da exploração mineira e porque continua a dizer-se que, naquele lugar, “a água se transformava em ouro”.
Mas a caminhada servirá também para levantar o véu sobre a edição de 2026 da Festa do Futuro, cuja programação será apresentada no final da iniciativa.
Organizado pela associação Além Mundus desde 2024, o festival realiza-se na aldeia do Souto e afirma-se como um projeto comunitário que cruza cultura, ambiente, participação cívica e desenvolvimento do território. Depois de uma primeira edição dedicada ao tema “Coletivo” e de uma segunda centrada na “Floresta”, este ano a água será o elemento agregador da programação.
A apresentação acontece poucos dias depois de terminar a campanha de financiamento coletivo lançada pela organização para evitar cortes na programação. A iniciativa, desenvolvida através da plataforma PPL procurava reunir 5.509 euros para garantir sobretudo a componente musical do festival, depois de a associação ter perdido alguns apoios públicos anteriormente atribuídos.
Segundo dados divulgados pela Além Mundus, na segunda-feira, 13 de julho, a campanha atingiu o seu objetivo no último dia do prazo, tendo reunido 5.572 euros, correspondentes a 101% da meta (5.509 euros), graças ao contributo de 151 apoiantes, fechando com sucesso a angariação de fundos.

Apesar das dificuldades financeiras, a organização tem vindo a assegurar que a Festa do Futuro manterá a sua identidade, continuando a promover atividades ligadas ao ambiente, ao património, às artes e à participação comunitária, procurando afirmar o interior do concelho de Abrantes como espaço de criação cultural e reflexão sobre o futuro.


A angariação de fundos parece ter corrido bem ou pelo menos já tem garantidos 101% dos objetivos. É ótimo mas eu mudava de banco, pagar comissão de mais de 500€ para receber os donativos de 151 apoiantes… É caro e se calhar, digo eu, não compensa recorrer a plataformas de “crowdfunding”! Fica a dica…