A União de Freguesias (UF) de Além da Ribeira e Pedreira, em Tomar, escolheu o simbolismo do dia 25 de Abril para realizar a sua sessão ordinária da Assembleia de Freguesia. Mais do que o cumprimento do calendário institucional, a sessão assume um caráter especial de gratidão, com a entrega de diplomas de agradecimento público aos voluntários e funcionários que estiveram na linha da frente após a passagem da tempestade Kristin.
Em declarações ao mediotejo.net, o presidente da União de Freguesias, Jorge Graça, destaca que a marcação da Assembleia para o feriado de 25 de abril foi propositada, servindo como palco para um “reconhecimento e agradecimento público” a quem se dedicou à causa comum nos últimos três meses.
Segundo o autarca, o trabalho envolveu os funcionários da UF e “várias dezenas de voluntários” que atuaram em diversas frentes: desde o apoio direto no terreno e a entrega de cabazes alimentares, até ao suporte administrativo no “back-office” e auxílio na submissão de candidaturas a apoios financeiros.
O primeiro ponto da ordem do dia será a apresentação de um relatório detalhado sobre a tempestade Kristin. Jorge Graça adianta que este documento será abrangente, cobrindo desde as primeiras horas da emergência até ao acompanhamento psicológico prestado por uma equipa de saúde mental.
O balanço incluirá dados concretos sobre as candidaturas enviadas à CCDR (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional) e o estado dos pagamentos, oferecendo à população um ponto de situação transparente sobre a recuperação da freguesia.
As marcas da tempestade Kristin refletem-se também na gestão financeira da freguesia para o ano corrente. A Assembleia irá votar a primeira revisão orçamental para 2026, um reajuste necessário para enfrentar os prejuízos causados.
“Tivemos que nos reajustar”, explica Jorge Graça, revelando que alguns projetos previstos foram cancelados para permitir um reforço no apoio às associações locais mais afetadas pelo mau tempo.
ÁUDIO | JORGE GRAÇA, PRESIDENTE UF ALÉM DA RIBEIRA E PEDREIRA:
A par da recuperação, a autarquia já olha para o futuro imediato. Parte das alterações orçamentais será canalizada para a preparação da época de incêndios, uma prioridade que Jorge Graça assume com preocupação face ao próximo verão.
A sessão terá lugar às 18h45 no Centro de Dia de Além da Ribeira, em Fetal de Cima, encerrando um dia que, para além da celebração da liberdade, será de exaltação do espírito comunitário local.
