Alcaravela, ainda sem derrotas, e Lobos do Carvalhal, lideram o grupo B1 e são candidatos ao título de campeão distrital. Foto arquivo: Zé Paulo Marques/mediotejo.net

Grupo Desportivo de Alcaravela 2 Os Lobos do Carvalhal 1  

Liga Futebol Inatel Santarém; 2ª. Fase – Série 1  Grupo B1 –5.ª Jornada – 06FEV23

 Campo de Jogos de Santa Clara – Alcaravela

Entrada em campo das três equipas

A equipa dos Lobos do Carvalhal fez descer de Abrantes até ao campo Santa Clara, no vizinho concelho de Sardoal, a sua ruidosa “alcateia” com o propósito de ajudar a levar de vencida a turma do Alcaravela, equipa muito apoiada pelo seus adeptos e que está a atravessar um excelente momento, fruto dos bons resultados que vem obtendo, sendo líder do seu grupo e a única equipa que nesta época desportiva ainda não conheceu a derrota nos jogos referentes à Liga e Taça Inatel. 

Cristovão Justo lança moeda ao ar para escolha de campo ou saída de bola

Assopradela no apito e Cristóvão Justo, auxiliado por Sérgio Fontinha e José Amaro, deu início à partida. O bem tratado pelado do Alcaravela foi-se tornando mais pesado e enlameado, devido à chuva persistente que caiu durante o dia de domingo, o que foi dificultando a prática do futebol de pé para pé. 

Embate de líderes entre Alcaravela e Carvalhal

A equipa de Alcaravela entrou bem no jogo e cedo deu mostras de estar ali para levar de vencida a partida, pressionando a toda a largura do campo, com os seus jogadores mais velozes a darem azo às suas qualidades.

O Alcaravela entrou forte no jogo, muito pressionante

João Mourato, à passagem do terceiro minuto de jogo, já dentro da grande área dos Lobos, passa por dois adversários e isola-se perante o desamparado guardião da equipa visitante, Rodrigo, que não conseguiu evitar que a bola se aninhasse no fundo da baliza à sua guarda.

Estava feito o primeiro golo da partida, cedo no jogo, e para a equipa da casa, que continuou a imprimir um ritmo intenso sobre o adversário.

Pressão do Alcaravela sobre o reduto defensivo dos Lobos do Carvalhal

Pressionava o Alcaravela perante uma equipa dos Lobos que tentava estancar o caudal ofensivo e o maior ascendente da equipa da casa, para a partir daí tentar responder e chegar mais perto da baliza adversária. O Alcaravela apresentava nesta fase inicial um futebol mais fluido e intenso, onde a velocidade de alguns dos seus jogadores lhes dava algum ascendente sobre a baliza adversária.

Muito público assistiu a derbi intenso entre duas boas equipas

Aos 10 minutos de jogo, num canto a favorecer os homens da casa, o Alcaravela amplia a vantagem, fruto do azar de um jogador do Carvalhal.

Bola bombeada para dentro da área onde Trindade, acabado de entrar na partida, por lesão de um companheiro de equipa, na tentativa de aliviar a bola, introduziu-a na própria baliza.

Alcaravela conseguiu uma vantagem de dois golos muito cedo na partida

A satisfação dos alcaravelenses, que passaram a vencer por duas bolas a zero, teve sabor a balde de água fria para o Lobos, que num curto espaço de tempo perderam um jogador por lesão e sofreram o segundo golo, muito cedo na partida.

Havia ainda muito tempo pela frente e, com o apoio dos seus adeptos, rapidamente a alcateia se reagrupou, tornando o jogo mais repartido e mais empolgante.

Carvalhal começou a assentar o seu jogo e a criar lances de perigo

Aproximava-se a meia hora de jogo, quando Dany, Daniel Alves de seu nome, numa jogada individual marcou para o Carvalhal e reduziu e diferença no marcador para a diferença mínima.

Jogada individual de Dany resulta num bonito golo para o Carvalhal

Dany entrou pela ala esquerda, foi fintando e ultrapassando adversários, e fez a bola passar pelo único sítio possível onde ela podia entrar, fazendo o esférico anichar-se nas malhas da baliza à guarda de João Simão.

Dany reduziu para 2-1 e relançou o jogo em Alcaravela

Estava feito o dois a um, resultado com que se chegou ao intervalo e que deixava tudo em aberto para a segunda metade do desafio. Na segunda parte, a chuva intensificou-se, tornando o campo mais pesado, com algumas poças de água aqui e ali, mas praticável.

A chuva foi deixando a sua marca no pelado do Alcaravela

A bem estruturada e coesa equipa do Alcaravela, ligeiramente mais recuada no terreno, mantinha a sua toada de jogo, com os Lobos a procurarem o golo do empate, sem descurarem as suas linhas mais defensivas.

Jogo com algumas faltas foi bem conduzido pelo experiente Cristovão Justo

Fruto do estado do terreno e do cansaço acumulado, foram acontecendo algumas entradas mais ríspidas, quer de um lado quer do outro, mas sem malícia. Quase a terminar a partida surgiu um cartão amarelo, para um jogador dos Lobos, que logo a seguir, por ato irrefletido, levou o árbitro a mostrar-lhe o segundo amarelo, e o consequente vermelho…

Pouco depois Cristóvão Justo apitaria para o final da partida, com vitória justa do Alcaravela, perante um abnegado Carvalhal, que sofreu dois golos muito cedo mas que respondeu com boa atitude competitiva.

Final da partida entre duas boas equipas num jogo competitivo mas correto

Enorme o jogo destas duas equipas, bem disputado dentro e fora do campo e com boas jogadas de parte a parte, entre duas das equipas que melhor têm praticado futebol esta época. A equipa de arbitragem não complicou e esteve em bom plano.

Ficha de jogo:

Grupo Desportivo de Alcaravela:

Equipa do Alcaravela

João Simão, Norberto Santos, Eduardo Gois, André Lavrador, João Paulino, Marco Lopes, João Mourato, Marco Covas, João Gaspar, Fernando Lopes. Frederico Silva,

Vasco Lopes, Paulo Silva, Bruno Gaspar, Reynam, Francisco Reis, André, António Serras.                         

Treinador: Rui Serras.

Lobos do Carvalhal:

Equipa dos Lobos do Carvalhal

Rodrigo, Mata, Renato, João Pedro, Pedro Santos, Marco Lino, Luizinho, Batista, Cristiano, Aparício, Dany.

Gonçalo, Trindade, Fábio, Lino, Alves, Rodrigo Luis, Davide Francisco.

Treinador: Miguel Alves.

EQUIPA DE ARBITRAGEM: Cristóvão Justo, Sérgio Fontinha, e José Amaro.

Equipa de arbitragem com os capitães das duas equipas

No final da partida ouvimos os treinadores das duas equipas:

Rui Serras, treinador do Alcaravela

ÁUDIO | RUI SERRAS, TREINADOR DO ALCARAVELA:

Miguel Alves, treinador dos Lobos do Carvalhal

ÁUDIO | MIGUEL ALVES, TREINADOR DOS LOBOS DO CARVALHAL:

Fotogaleria:

José Paulo Marques

Natural e residente na freguesia de Sabacheira, Tomar, militar na reforma, amante da arte da fotografia, gosta de retratar atividades culturais e desportivas para fazer a sua divulgação, colaborando com vários meios na imprensa local. É um amante inveterado dos animais, da natureza, do silêncio e da leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *