O executivo municipal de Alcanena aprovou por unanimidade na reunião camarária de 6 de fevereiro, segunda-feira, três votos de louvor e reconhecimento a figuras e instituições do concelho. Mais uma vez a Elvira Fortunato, que venceu mais um prémio na sua área, mas também à Casa do Povo de Alcanena e ao Atlético Clube Alcanenense, que celebra os seus 75 anos.
Elvira Fortunato já havia sido distinguida anteriormente, em várias ocasiões, pela Câmara de Alcanena, recebendo agora mais um voto de congratulação e louvor. Para além de todo o seu percurso, “no dia 20 de janeiro de 2017, foi comunicado pela Academia Polaca de Ciências, em conjunto com a Sociedade Europeia de Investigação de Materiais, a Sociedade Polaca de Ciência dos Materiais e a Sociedade Polaca de Crescimento de Cristais, a atribuição do Prémio Czochralsky à investigadora, como reconhecimento do seu trabalho de investigação na área da Ciência dos Materiais Avançados”.
O voto de congratulação e reconhecimento à Casa do Povo de Alcanena deveu-se à vitória, a 29 de janeiro, no Campeonato Regional Absoluto de Atletismo, de Santarém, em pista coberta. A vitória foi nos seniores femininos e masculinos. A 5 de fevereiro venceu ainda o Campeonato Regional Corta Mato Longo, em Abrantes, em seniores femininos e nos benjamins femininos.
Por fim, o Atlético Clube Alcanenense, fundado a 31 de janeiro de 1942, encontra-se a celebrar os seus 75 anos. “O Atlético Clube Alcanenense foi a primeira Associação Desportiva a constituir-se no Concelho de Alcanena”, refere o texto. “O Atlético desempenha um papel primordial na relação com a população, que encontra nele raízes e um sentimento de pertença e união à sua terra. Ao mesmo tempo, representa o Concelho de Alcanena, promovendo-o, enquanto entidade institucional no Distrito de Santarém em Portugal, através das competições desportivas que integra e realiza, encontrando-se a competir no Campeonato de Portugal Prio em séniores e a discutir o acesso à 1ª Divisão Nacional de Futebol de Júniores”.