À terceira foi de vez. Finalmente saiu “fumo branco” da reunião da Assembleia da União de Freguesias de Malhou, Louriceira e Espinheiro, no concelho de Alcanena, realizada no dia 1 de fevereiro, quatro meses após as Eleições Autárquicas, naquilo que constituiu um caso inédito no concelho.
A composição partidária da Assembleia (4 PS, 4 Cidadãos por Alcanena – PSD, CDS e MPT e 1 CDU) e o facto de se tratar de uma união de três antigas freguesias, com os bairrismos inerentes, fizeram com que fosse difícil chegar-se a um entendimento quanto à composição da Junta e da Mesa da Assembleia.
O Presidente de Junta eleito, Luís Cândido (PS), acabou por renunciar ao cargo para permitir a entrada de um representante do PSD eleito pelo Malhou para viabilizar o acordo e assegurar a representatividade das três freguesias que compõem a União de Freguesias. A carta de renúncia foi lida logo no início da sessão da Assembleia.
De imediato foi chamado a ocupar o lugar de Presidente da Junta o segundo elemento da lista mais votada (PS), Lina Louro, que apresentou a sua equipa: Armando Pereira (PS), como secretário e Fernando Ferreira (Cidadãos por Alcanena), como tesoureiro.
Seguiu-se um intervalo de 10 minutos em que os três elementos da nova Junta estiveram reunidos numa sala à parte, não sem antes tomar posse mais um eleito do PS para a Assembleia, Ana Isabel Clemente, para ocupar o lugar deixado vago pela nova Presidente da Junta.
Na sessão apresentaram renúncia ao mandato Isabel Vieira Luís e Pedro Duarte Oliveira que foram substituídos por Sérgio Cadima e Maria Alice Rosário.

Seguiram-se as votações nas listas para a Mesa da Assembleia. O PS propôs os nomes de Alice Rosário, Ana Isabel Clemente e Manuel Luís Brites para os lugares de Presidente, 1° Secretário e 2° Secretário, respetivamente, enquanto a bancada dos Cidadãos por Alcanena propôs Pedro Martins, Elsa Maria Pereira e Alda Cristina Louro, para os mesmos lugares.
Contados os votos, verificou-se que a lista dos Cidadãos por Alcanena ganhou com cinco a favor e quatro contra.
A nova Presidente da União de Freguesias, Lina Louro, tem 56 anos, é responsável de laboratório e tem três filhos.

O novo Presidente da Assembleia de Freguesia, Pedro Martins, tem 47 anos e é comercial.
