O município de Alcanena lança dia 30 de março, segunda-feira, o “Programa de Atividade Física à Distância” (PAFD). Esta é uma proposta que consiste na promoção de sessões de atividade física à distância, para diferentes populações-alvo. As sessões serão publicadas online, na página Desporto e Tempos Livres, na rede social Facebook, sendo disponibilizadas, nos dias úteis, às 11h00
Apesar das indicações para prevenir o contágio por Covid-19 apontaram para o isolamento social, “a redução substancial da Atividade Física e/ou o consequente aumento do comportamento sedentário (i.e. permanecer mais tempo sentado, reclinado ou deitado), pode ser prejudicial para a saúde, bem-estar e qualidade de vida”, refere nota de imprensa municipal. “De modo que, quem se encontrar em situação de isolamento social, poderá seguir algumas recomendações para se manter ativo enquanto permanece no seu domicílio”, explica.
“Com esta conceção, a Direção-Geral da Saúde, no seguimento das diretrizes da Organização Mundial de Saúde, recomenda que todos os adultos saudáveis realizem 30 minutos diários de Atividade Física de intensidade, pelo menos, moderada, de atividades que promovam a aptidão cardiovascular e o reforço muscular. Para as crianças, sugere algumas atividades lúdicas pensadas para permitir a expressão física, como, por exemplo: jogos tradicionais como a macaca; jogo do elástico ou saltar à corda; dança; vídeo jogos ativos e mini-circuitos criativos e ativos. Tal promove a aptidão cardiovascular, a força dos músculos e o equilíbrio”, continua.
Com este novo programa, o município tenta realizar a sua ação através dos instrumentos virtuais à disposição. O PAFD tem como principais destinatários os munícipes do concelho de Alcanena, como também quaisquer interessados, em geral.
O PAFD promove sessões com a duração de 30 minutos, para diferentes populações-alvo, designadamente: segunda-feira – jovens e adultos; terça-feira – seniores; quarta-feira – crianças; quinta-feira – jovens e adultos; sexta-feira – mobilidade reduzida.
As sessões de Atividade Física iniciam-se a 30 de março, decorrem com periodicidade diária, nos dias úteis, e terminam, eventualmente, no dia 20 de abril (data em que será avaliada a suspensão ou a manutenção das medidas preventivas tomadas pela Câmara Municipal de Alcanena, no âmbito da Pandemia Covid-19).
